Fórum de Toledo realiza cerimônia de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas transportador de dados

Fórum Eleitoral de Toledo realizou, no início da tarde de sexta-feira (30), a cerimônia pública de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas transportador e je-connect instalados nos microcomputadores no Cartório da 148.ª Zona Eleitoral para as eleições deste domingo (2). O processo foi público e também aconteceu no Cartório da 75.ª Zona Eleitoral no mesmo dia. Para a cerimônia foram convidados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os representantes e fiscais dos Partidos Políticos das Eleições Gerais de 2022.

O procedimento segue o preceito legal contido no art. 43, da Resolução TSE nº 23.673/2021 (redação dada pela Resolução TSE nº 23.687/2022), com a finalidade de comprovar que os referidos sistemas passam a operar de modo seguro, auditável e com registro de operações. Desta forma, assegurando que os dados processados são tão somente os gerados pelas urnas eletrônicas e pelos sistemas oficiais utilizados nas eleições, a fim de acompanharem o procedimento, podendo a fiscalização ser feita por meio do programa de verificação fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral ou desenvolvido pela entidade fiscalizadora.

O juiz da Zona Eleitoral 149, Rodrigo Rodrigues Dias, explica que a cerimônia consiste em passos importantes e essenciais para a lisura do processo eleitoral. O ritual, como ele exemplificou, é feito a portas abertas para a comunidade convidada para verificar que as máquinas que serão usadas na transmissão dos dados das urnas estão com as assinaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É mais um passo para as eleições; é mais um passo de transparência da Justiça Eleitoral mostrando para a comunidade a confiabilidade do sistema”.

TRANSMISSÃO – Neste sábado (1º), a equipe do Fórum Eleitoral faz o transporte das urnas até os locais de votação para então no domingo (2), abrir os locais para a votação. Dias cita que, a partir das 17h, os computadores iniciam a transmissão dos dados direto para o TSE. “Desta vez não teremos ‘escala’ no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba, os dados vão fluir de uma vez só. E por ser eleição geral os dados têm que ser centralizados em Brasília”, esclarece que a expectativa é que o resultados saiam mais rápido. “Neste ano a votação também vai seguir o horário de Brasília. Então, quando for 17h em Brasília, a eleição encerra em todos os outros fuso horários que tem no país”.

DEMOCRACIA – A cerimônia pública de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas transportador e je-connect, bem como outros processos realizados no Fórum Eleitoral e que ficam registrados são importantes para a construção da democracia e da história do município. “É a história da nossa cidade, do nosso povo e é a história de uma eleição muito diferenciada das demais. É a celebração do processo eleitoral, da democracia e da vontade popular. É um momento muito importante”, reforça Dias.

O juiz eleitoral enfatiza que, no domingo (2), é o dia do eleitor. Ele é o protagonista da eleição. “É a data para o eleitor exercer a sua vontade e ir tranquilo com a família votar. Que todos nós tenhamos um dia muito feliz e alegre. E nós também temos que lembrar que a democracia não nos foi dada de graça. Por isso, não podemos deixar de celebrar toda eleição que participamos”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.