Eleições: Fórum Eleitoral de Toledo atualiza dados dos mesários

Os mesários são protagonistas no processo de escolha de novos gestores dos Poderes Legislativo e Executivo. São pessoas que garantem a plena liberdade de escolha do eleitor. Muitas vezes, livram o eleitor de alguma forma de assédio ou corrupção no pleito. De maneira geral, a sua participação é fundamental e sem ele não há eleição. Nos municípios de abrangência das Zonas Eleitorais 148 (Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi) e 75 (Toledo), os mesários estão sendo convocados.

De acordo com a chefe de cartório da ZE 148ª Lucia Midori Takano, ser mesário é um ato de cidadania. “É uma maneira de contribui no processo eleitoral democrático. É o mesário que recebe o eleitor na seção eleitoral; é o responsável por verificar os documentos e faz a habilitação na urna eletrônica. O trabalho do mesário é essencial para a realização das eleições”, afirma Lucia.

PARTICIPAÇÃO

O chefe de cartório da Zona Eleitoral (ZE) 75ª Frederico Amorim Oliveira de Lima destaca que o município de Toledo possui 352 seções distribuídas em 66 locais de votação. Ao todo 1408 mesários devem participar das eleições municipais neste ano. Frederico ainda ressalta que colaboram no pleito os administradores de prédio, auxiliares de serviços eleitorais e coordenadores de acessibilidade.

Na Zona Eleitoral 148 são 264 mesários divididos nos quatro municípios, totalizando 67 seções. Lucia comenta que pode-se dizer que aproximadamente metade dos mesários são voluntários. “Estamos fazendo contato prévio para atualizar os dados dos mesários e logo encaminharemos as cartas de convocação. Essas cartas serão enviadas pelo WhatsApp”, afirma a chefe da ZE.

Ela complementa que os treinamentos estão programados para o mês de setembro. As informações do dia e horário dos treinamentos presenciais são enviadas em cada carta de convocação. “Até alguns anos atrás era mais difícil ter a participação voluntária dos mesários. Naquela época, a maioria participava, porque a convocação é obrigatória”.

Outro fator destacado por Lucia está relacionado que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está convidando as pessoas com deficiência a participar das Eleições 2024 como mesárias. Segundo o TRE-PR, desde abril, as pessoas com deficiência que desejam se cadastrar como mesárias voluntárias podem indicar sua deficiência ao preencher o cadastro. “Ao indicar a deficiência no cadastro, a Justiça Eleitoral pode conhecer as necessidades para melhor atendê-los”.

INCENTIVOS

Com as ações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral são incentivadas a participação voluntária do mesário. “Também existem as vantagens que foram implementadas para os que exercem essa atribuição, contribuindo muito para incentivar a participação dos eleitores”, destaca Lucia.

Além de adquirir novos conhecimentos e de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, ser mesário assegura ao cidadão outras vantagens. Entre as vantagens de ser mesário são destacadas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná:

  • – Meia-entrada em eventos culturais e esportivos realizados no Paraná, conforme Lei 21.931/2024;
  • – Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);
  • – Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
  • – Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais;
  • – Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;
  • – Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital;
  • – Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso, de acordo com o TRE-PR.

Além disso, muitos municípios criaram leis para isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais, entre eles, Toledo. Se você deseja ser um mesário voluntário, a inscrição pode ser realizada neste link https://www.tre-pr.jus.br/servicos-eleitorais/mesario-voluntario/mesario-voluntario.

Da Redação

TOLEDO

ENCAMINHAMENTOS

– O Fórum Eleitoral de Toledo receberá as urnas eletrônicas nos próximos dias. Após o recebimento, os testes de funcionamento dos componentes das urnas, para garantir que estejam preparadas para utilização na eleição serão realizados;

– A equipe do Fórum Eleitoral de Toledo prepara a reunião com os partidos políticos para tratar sobre os assuntos ligados à eleição, mais especificamente sobre as convenções partidárias e registro de candidaturas. As convenções serão realizadas no período de 20 de julho a 05 de agostos;

– Os profissionais do Fórum Eleitoral de Toledo participam de testes de sistemas e simulados promovidos pelo TSE. São testes e simulados nos programas e sistemas que serão utilizados na eleição. O objetivo é detectar erros e avaliar performance das transmissões de dados.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.