Fotógrafo Lucas Pontes lança livro e exposição no Solar do Barão

O livro “Curitiba do Alto”, do fotógrafo Lucas Pontes, será lançado no próximo dia 6 de dezembro, às 19h, com uma exposição no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, no Centro Cultural Solar do Barão.

O livro “Curitiba do Alto”, do fotógrafo Lucas Pontes, será lançado no próximo dia 6 de dezembro, às 19h, com uma exposição no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, no Centro Cultural Solar do Barão. O trabalho registra a paisagem urbana da capital paranaense vista do alto de edifícios e torres, inclusive com o uso de drones. A publicação estará à venda por R$100 no dia do lançamento.

Nas 129 imagens que compõem o livro, o fotógrafo aposta na documentação de Curitiba a partir das alturas e, através de marcos arquitetônicos e urbanísticos, revela histórias e novos ângulos de paisagens vivenciadas por gerações de curitibanos. É uma publicação que navega pela urbe, reconhecendo e documentando bairros, ruas e padrões construtivos da capital mais alta do Brasil.

A motivação do fotógrafo para o desenvolvimento do trabalho foi a busca por ressignificar o seu olhar sobre Curitiba. “Queria enxergar a cidade com outros olhos, com os olhos curiosos dos turistas quando conhecem lugares novos, culturas e paisagens. Produzir a partir do topo destes novos e imponentes edifícios foi o desafio que me propus. A curiosidade de ver a cidade do alto, a adrenalina de chegar na borda de um parapeito para registrar aquelas novas perspectivas foram os combustíveis para esta nova série”, conta Lucas.

CURITIBA DO ALTO – Com curadoria de Milena Costa de Souza e Pedro Vieira, as fotografias mostram ângulos e desenhos urbanos invisíveis para quem caminha pelos locais. Com isso, cria, sob a perspectiva do alto, imagens que evidenciam lugares e pontos de vista de uma Curitiba pouco conhecida pelos moradores.

Além das fotografias coloridas, o livro também traz imagens em preto e branco, o que deixa a estrutura urbana da cidade ainda mais evidente. Em meio aos prédios mais altos da capital, é possível observar a beleza da iluminação noturna e o movimento dos meios de transporte.

Em meio às alturas, o fotógrafo nos convida a desacelerar, a olhar para a cidade enquadrada por sua câmera e contemplar aquilo que nos cerca. “Este recorte fotográfico sobre a capital paranaense, longe de ser definitivo, é um testemunho de minha vivência e percepção sobre a cidade dos pinhões, que me acolheu há 35 anos”, conta Lucas, que nasceu em Minas Gerais e veio para Curitiba ainda criança.

CURITIBA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.