FPA homenageia seu ex-presidente Dilceu Sperafico por contribuição histórica
Na noite da última quarta-feira (20), em Brasília o Deputado Federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) foi agraciado com uma homenagem emocionante realizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O evento reuniu políticos, autoridades e líderes do setor agropecuário para celebrar a destacada contribuição de Sperafico e dos demais ex-presidentes à FPA e ao agronegócio brasileiro.
Dilceu Sperafico é membro da FPA desde a sua fundação em 1995 e um dos seus fundadores. Foi o segundo presidente da Frente nos anos 1990 substituindo o Deputado Nelson Marquezelli, voltando a presidir a bancada em 2005 depois do deputado Moacir Micheletto, e sendo sucedido por Ronaldo Caiado, atual Governador de Goiás. Sperafico recebeu a homenagem por sua liderança e dedicação ao grupo de trabalho, considerado um dos mais importantes e atuantes no Congresso Nacional do Brasil.
“Ajudei a fundar esse grupo com outros 10 deputados, desses, apenas eu continuo como Deputado Federal, por isso é muito emocionante rever amigos e relembrar o passado, mas sempre com a visão voltada para o futuro do agro brasileiro.”
Em seu discurso de agradecimento, Dilceu Sperafico destacou a importância do setor agropecuário na economia brasileira, relembrou conquistas históricas do setor possibilitadas pela Frente e a necessidade de se continuar apoiando e fortalecendo os produtores rurais. Ele também expressou sua gratidão pela honra de ter liderado a FPA durante um período crucial para o desenvolvimento do agronegócio nacional.
TRÊS DÉCADAS DEFENDENDO O AGRO –
A cerimônia também reconheceu o trabalho de outros 13 ex-presidentes da FPA: o Governador de Goiás Ronaldo Caiado, os ex-deputados, Nelson Marquezelli, Odacir Zonta, Silas Brasileiro, Aberlado Lupion e Valdir Colatto; os senadores Luiz Carlos Heinze e Tereza Cristina; os deputados federais Sérgio Souza (PR) e Alceu Moreira (RS); Augusto Nardes, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Marcos Montes, ex-ministro da Agricultura e Nilson Leitão, atual presidente do Instituto Pensar Agropecuária.
No mesmo ato, foi inaugurada a Galeria dos ex-presidentes e a nova sede do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), organização sem fins lucrativos, formada por mais de 50 entidades do setor produtivo rural, voltada à prestação de assessoria à FPA, por meio de acordo de cooperação técnica.
A FPA conta hoje com 374 membros entre deputados e senadores no Congresso Nacional, com estímulo e ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento da agropecuária nacional. Atualmente é presidida pelo Deputado Federal Pedro Lupion (Progressistas/PR).
Por Clóvis Pedrini Jr.
BRASÍLIA