Esporte: vereadores aprovam criação do Selto, FME e Proalto; prefeito sanciona Lei

Estimated reading time: 6 minutos

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade ao esporte do município de Toledo, o Executivo encaminhou duas matérias para a Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei 048/25 altera a legislação que cria o Conselho Municipal de Esportes e Lazer do Município de Toledo (Cmelt). Já o Projeto de Lei 054/2025 institui o Sistema de Esportes e Lazer de Toledo (Selto), o Fundo Municipal do Esporte de Toledo (FME) e o Programa de Apoio ao Lazer e Transformação pelo Esporte de Toledo (Proalto).

As matérias foram apreciadas e votadas pelos vereadores em primeiro turno, na última terça-feira (22), durante a sessão ordinária. Na quarta-feira (23), os projetos de leis foram votados em segundo turno e aprovados. O presidente, vereador Gabriel Baierle concedeu os autógrafos às matérias. Elas foram encaminhadas ao prefeito de Toledo Mario Costenaro e, posteriormente, sancionadas no final da tarde de quarta-feira.

Sobre o esporte, o prefeito de Toledo Mario Costenaro atribuiu o êxito a um trabalho coletivo e ágil, desde as orientações do Estado, até o empenho da equipe da Smel e da Câmara de Vereadores que mostraram como Toledo faz a ‘tarefa de casa’. “Todo esse desenvolvimento econômico, estradas, aeroportos, cidades se desenvolvendo, são extremamente importantes e focados numa coisa que é a essência de tudo isso: a melhora da qualidade de vida das pessoas. E se tem um instrumento poderoso que tem um potencial enorme para desenvolver a vida das pessoas, é o esporte”, frisou Costenaro em entrevistas anteriores.

CONSTRUÇÃO – De acordo com o secretário Municipal de Esporte e de Lazer de Toledo (Smel) Jozimar Polasso, com as Leis, a pasta poderá receber recursos do Governo do Paraná e da União. “Alguns municípios usufruem desta Legislação. Nós poderemos captar recursos e a importância é relevante para as execuções das ações”.

Polasso disse que a administração conseguiu colocar o Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Toledo em atividade. “Nós conseguimos dar posse aos novos conselheiros. A equipe da Smel trabalhou muitos dias para a construção do Projeto de Lei. Foram em média 86 dias; os projetos de leis foram efetivados e os vereadores realizaram as aprovações”.

O secretário da Smel relata que a equipe, inclusive, já realizou os devidos encaminhamentos ao Governo do Estado. “Queremos nos habilitar para termos acessos aos possíveis investimentos que virão para Toledo”.

Ele informa que o Governo do Estado pode encaminhar R$ 160 mil para o Fundo Municipal de Esporte. “São recursos livres, mas com a deliberação do Conselho. A nossa conta precisa estar regular até o dia 30 de abril deste ano para que possamos ter acesso a captação de recursos”.

Polasso garante que a equipe conseguirá estar com todos os documentos solicitados pelo Governo do Estado. “Estou ‘correndo’ para viabilizar tudo”.

Na oportunidade, o secretário recorda que a Prefeitura de Toledo aderiu ao

programa Esporte Que Queremos, da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e como cumpriu todas as etapas foi agraciado com três certificações que demonstram o avanço no processo de planejamento.

“Toledo conquistou os selos Prata, Ouro e, para a surpresa da equipe, o selo Plus. Fico extremamente feliz com as ações realizadas até aqui. Quando iniciamos nossa gestão, Toledo era Selo Bronze e passamos para Selo Prata no Esporte. Com o esforço de toda a equipe, em apenas 86 dias, alcançamos o Selo Ouro e estávamos muito próximos do Selo Plus. Esse reconhecimento foi uma surpresa e é fruto de um trabalho sério e comprometido de toda nossa equipe”, ponderou na época o secretário da Smel Jozimar Polasso.

Sobre as apreciações e as votações das matérias

PL 048/25 Poder Executivo – “Altera a legislação que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer do Município de Toledo (Cmelt)”

– O vereador Professor Oseias disse que o recurso financeiro do Governo do Paraná é um ‘fôlego’ a mais para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “Atualmente, o recurso financeiro é um dos gargalos. Com as aprovações das matérias, o Município poderá receber do Estado”.

– O vereador Ricardo Santos disse que muitas modalidades esportivas são referências ao município de Toledo. “Muitas vezes, as modalidades buscam alternativas para sobreviverem; elas se organizaram e promovem ações para a conquista de ações. As entidades conheceram a luta para fazer um atleta. A equipe da Smel é dedicada ao esporte e o Fundo consegue captar o recurso em benefício do esporte local”. Ele complementa que o Conselho terá autonomia e poderá desenvolver ações para que as instituições possam, cada vez mais, se organizar.

PL 054/2025 – “Institui o Sistema de Esportes e Lazer de Toledo – SELTO, o Fundo Municipal do Esporte de Toledo – FME e o Programa de Apoio ao Lazer e Transformação pelo Esporte de Toledo – PROALTO”

– O vereador Luís Fritzen parabeniza a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer por agilizar os trabalhos necessários para a efetivação de cada projeto de lei. “A pasta trabalhará contra o tempo. Ainda existem alguns trâmites que precisam ser superados”. Fritzen enfatiza que a criança, o adolescente ou o adulto que está no esporte, não está em má companhia. “O esporte é o patrimônio de um povo. Estamos na torcida que tudo dará certo”.

– O vereador Marcos Zanetti recorda que uma força-tarefa foi efetivada para que os projetos de leis tramitassem nas comissões na Câmara de Leis. “Nós conseguimos ser céleres em todo o processo”. Zanetti destaca a variedade de esportes em Toledo. “O município possui uma ampla quantidade de equipamentos públicos e privados para o desenvolvimento das mais variadas práticas esportivas”. Ele cita o exemplo que a cidade de Toledo é considerada referência nacional no Badminton, assim como em outras modalidades.

– O vereador Professor Oseias disse que o Projeto de Lei 048/25 dá sustentação a matéria 054/25. “O Conselho realizará as deliberações dos recursos que serão originários no Fundo. Parabenizo a cada um dos membros do Conselho, assim como a equipe da Smel”.

– O vereador Ricardo Santos parabenizou toda a equipe da Smel. “Os membros tiveram uma visão de futuro e os próximos anos serão melhores. Inclusive, o Fundo melhora a busca de recursos por parte dos deputados. Com o recurso financeiro, será possível descentralizar as ações do esporte”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.