Galeria Lilás homenageia presença feminina na Câmara de Vereadores

Estimated reading time: 5 minutos

Uma iniciativa valoriza a trajetória política das mulheres toledanas na Câmara de Vereadores de Toledo. Na tarde da última segunda-feira (10), foi inaugurada a Galeria Lilás nas dependências do Legislativo. O espaço contempla um mural com quadros de todas as vereadoras que exerceram mandato na cidade. As fotos das parlamentares de legislaturas passadas estão em preto e branco, enquanto fotos coloridas representam as vereadoras atuais.

A cerimônia de inauguração aconteceu no início da sessão ordinária e contou com a presença dos vereadores da Casa, profissionais do Legislativo, familiares das homenageadas, equipes de imprensa e a comunidade em geral. Na ocasião, foi ressaltado o trabalho das vereadoras e enfatizada a importância da representatividade feminina na política.

Promulgada na forma da Resolução n° 87/2024, a Galeria Lilás é uma homenagem elaborada pelas vereadoras Olinda Fiorentin e Marly Zanete, durante o segundo biênio da 17ª Legislatura. As parlamentares propuseram um espaço físico na Câmara reservado para conhecer, rememorar e exaltar a história das mulheres que conquistaram mandatos como vereadoras em Toledo.

REPRESENTAÇÃO – O presidente do Legislativo, vereador Gabriel Baierle, enalteceu o trabalho que as vereadoras fizeram enquanto legisladoras do município de Toledo. Ele também agradeceu o vereador Dudu Barbosa, ex-presidente da Casa, que deu início ao processo para a realização da Galeria.

“A história tem que ser eternizada. É uma honra para a Câmara Municipal de Toledo ter essa linda galeria. Que possamos ter mais avanços como esse. Pela primeira vez na história nós temos uma vice-presidente. Já tivemos uma mulher na presidência, já tivemos uma secretária, segundo secretária. Vamos avançando e torcendo para que a bancada feminina nessa Casa seja sempre maior”.

A Galeria Lilás é ocupada por dez mulheres que conquistaram mandatos eletivos em Toledo. O primeiro lugar da linha do tempo é ocupado por Maria Cecília Ferreira, primeira vereadora da história de Toledo, com mandato entre 1993-1996. O posto foi conquistado por uma mulher após mais de 40 anos de existência da Câmara Municipal.

“Pra mim é uma honra ter sido a primeira mulher eleita de Toledo. Nós vemos que o número é muito reduzido se comparado à população que temos. Nós somos maioria da população, somos maioria das eleitoras, então acho que essa galeria serve também nesse sentido simbólico, para quando meninas verem aqui e fizerem a comparação com a outra galeria dos presidentes, pensarem que elas também podem estar aqui. A política também é feita para as mulheres e nós devemos estar aqui para defender as nossas bandeiras, defender as bandeiras que são da sociedade, enfim, para que tenhamos voz nesse espaço de representação”, comentou.

HOMENAGENS – As demais vereadoras que estão homenageadas na Galeria Lilás são: Maria de Fátima Quirino Campagnolo (1997-2000), Florinda Aparecida de Oliveira (2001-2004); Rosali Campos (2005-2008); Sueli Luckmann Guerra (2013-2016), Marly Terezinha Zanete (2017-2020-2021-2024), Janice Aparecida de Souza Salvador (2017-2020), Katchi Nascimento (2025-2028), Marli Gonçalvez Costa (2017-2020-2025-2028) e Olinda Fiorentin (2017-2020-2021-2024-2024-2028).

Emocionada, a vereadora Olinda Fiorenti relembrou a trajetória para que a Galeria Lilás fosse inaugurada e a importância da participação da mulher na política. Em seu discurso ela pontuou que “nós mulheres não queremos medir esforço com vocês (homens); nós queremos na verdade unir forças; queremos estar lado a lado com vocês. Eu agradeço muito ao vereador Dudu Barbosa, a Mesa que acatou esse Projeto de Lei e também ao vereador Gabriel Baierle que deu sequência”, citou.

A vereadora Katchi Nascimento agradeceu a luta das vereadoras Olinda Fiorentin e Marly Zanete para que a Galeria fosse uma realidade e reforçou a importância do papel da mulher na política. “Eu quero dizer que a mulher deve e pode estar onde ela quiser. Estar aqui para mim é uma honra, porque perante essas grandes mulheres estou começando na vida política, e elas são inspirações para mim. Fazer parte dessa galeria é uma alegria muito grande”.  

A parlamentar Professora Marli enalteceu a colaboração e o apoio que recebe das vereadoras de legislaturas passadas para conduzir os trabalhos. Ela também enfatizou que a representação na Galeria Lilás ainda é pequena. “São dez mulheres, algumas com mais mandados, mas é muito pouco perante o que representa a população feminina do nosso município. Quero agradecer o presidente da Casa pela sequência que tem dado nessa obra e que tenhamos muitas e muitas mulheres sendo reconhecidas pelo trabalho”.

PARTICIPAÇÃO – Maria de Fátima Quirino Campagnolo foi a segunda vereadora eleita em Toledo. Na inauguração da Galeria ela enfatizou o papel da mulher na política, os desafios para lidar com jornadas duplas e da necessidade de apoio para aumentar a participação e a representação feminina. “Eu espero que os partidos façam um trabalho de apoio, conscientização para que tenhamos mais mulheres na política. Se nós mudarmos essa realidade, isso vai ser um reflexo muito grande na nossa sociedade, porque a nossa cabeça, as nossas ideias e a nossa visão complementam tudo que vocês (homens) fazem no dia a dia. Sem nós e sem a nossa força vocês não vão a lugar nenhum. Então nós precisamos mudar essa realidade, e a realidade só vai mudar dentro dos partidos políticos apoiando e dando espaço a novas lideranças”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.