Ganhando o Mundo Diretor incentiva o intercâmbio de ideias

Proporcionar uma experiência internacional focada em liderança educacional, permitindo aos participantes absorverem práticas de gestão e ensino é um dos objetivos do programa Ganhando o Mundo Diretor, no Paraná. Profissionais da área de educação viajaram para um dos países mais bem avaliados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), na América do Sul: o Chile.

Naquele país, eles realizaram uma imersão em práticas educacionais durante duas semanas. Os diretores e chefes de Núcleos de Educação do Paraná retornaram ao Brasil no último domingo (8). Na bagagem, eles trazem muitas experiências que deverão ser replicadas nas escolas que comandam.

Do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), oito diretores foram selecionados, sendo dois do município sede. Os diretores do Colégio Estadual Jardim Gisele, Camilo Vanzetto e do Antônio José Reis, Cleonice Andrade de Oliveira Venzel.

Vanzetto destaca a boa troca de experiência com o Chile. “Nós conseguimos vivenciar o dia a dia das escolas. Também conhecemos os seus sistemas de ensino e estabelecemos um intercâmbio de ideias”.

O diretor do Colégio Estadual Jardim Gisele complementa que o Chile considera fundamental a formação de professores, tanto nos anos iniciais como nos anos finais. “Além disso, a universidade tem papel primordial na formação e no acompanhamento do trabalho de todos os envolvidos. De maneira geral, a viagem foi excelente e a troca de experiência valiosa. Participamos de uma formação que é dividida em cinco módulos e está em fase de conclusão. São conhecimentos para a aprendizagem”.

Vanzetto acrescenta que a Universidade, no Chile, acompanha a formação de professor na Educação Básica, com formação e avaliação na prática em sala de aula. “A formação do professor no Chile acontece em cinco anos de maneira integral e 100% presencial. A formação de um novo profissional da educação é extensa e após a conclusão o professor busca a especialização nas disciplinas afins. A formação do professor no Chile é contínua”.

APLICAÇÃO – Um item que faz parte da programação no Chile esteve relacionado a frequência escolar do estudante. Antes da pandemia, o país tinha uma frequência de 98%. Após, o índice diminuiu para entre 94 e 95%. “No Colégio Gisele, a frequência se mantém entre 85 e 90%, mas podemos melhorá-lo. A experiência da participação da família no Chile é fundamental e é possível avançar ainda mais aqui. Observei também que lá, a Educação segue todas as diretrizes do Governo e os ‘caminhos’ fluem mesmo com a troca de governantes”.

O Chile possui o seu material humano bem estruturado; entre os profissionais estão fonoaudióloga, psicóloga e assistente social na escola. “O país busca um bom ambiente em sala”, afirma o diretor. Ele relata que o Chile defende um ambiente gostoso para o aluno aprender. “O professor tem a responsabilidade de passar o conteúdo e também fazer a gestão da turma; criar um clima propício para a exposição do conteúdo. Pretendo aplicar essa metodologia no Colégio Gisele”.

Vanzetto cita que quando um professor adoece no Chile já tem o volante para substituí-lo. “Os alunos não ficam sem aula. Existem as conveniadas que são as instituições que o Governo assume os custos, mas é gratuito aos alunos e elas colaboram neste processo”.

De maneira geral, o diretor avalia que a experiência no Chile foi excelente. “Adquirimos novos conhecimentos e conseguimos perceber como podemos melhorar. Mas, o Paraná está mais avançado em diversas áreas, como estrutura física, oferta da merenda escolar, logística, entre outros itens. A formação é contínua e é desta maneira que conquistaremos a excelência no ensino”.

Para o chefe do NRE de Toledo José Carlos Guimarães, o Núcleo local é destaque em vários momentos na Educação do Paraná. Ele explica que os diretores foram selecionados levando em consideração o trabalho realizado nas escolas em que atuam e também pela participação no Programa Diretor Formador, onde muitos foram destaques como cursistas, bem como docentes. “Os diretores viajaram em agosto e conheceram a realidade educacional do Chile, onde se destaca na Educação”.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo tem ainda aproximadamente 50 alunos já convocados para o Ganhando o Mundo Estudantes que terão, em 2025, a oportunidade de vivenciar a experiência do intercâmbio em países de língua inglesa. “O Governo do Estado do Paraná, oportuniza, por meio do Programa Ganhando o Mundo, a estudantes, professores e diretores a vivenciarem a experiência do intercâmbio internacional”, finaliza Guimarães.

EXPANSÃO – Com o sucesso da primeira edição do Ganhando o Mundo Diretor, o Governo do Estado já planeja novas oportunidades de intercâmbio para gestores escolares. O programa, que começou com alunos e expandiu-se para professores e diretores, demonstra um compromisso contínuo com a formação e capacitação dos profissionais da educação, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino na rede pública.

O retorno dos diretores marca o início de uma nova fase para as escolas estaduais do Paraná, que deverão implementar, nos próximos meses, as novas práticas e conhecimentos adquiridos no Chile, com o objetivo de fortalecer ainda mais a educação pública no Estado.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, disse que esta experiência dos diretores no Chile deu a oportunidade de vivenciarem uma das melhores universidades de educação do país.

O diretor de Educação da Seed, Anderfabio Oliveira dos Santos, enfatizou que o programa Ganhando o Mundo Diretor levou diretores e chefes de núcleos a estudarem sobre gestão e liderança pedagógica, avaliação docente, desenvolvimento profissional, gestão, liderança e inovação, uma formação muito completa direcionada a esses profissionais que têm uma atuação chave dentro da rede.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da AE Notícias

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