Governadora do Rotary destaca papel transformador do movimento

A governadora Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, do Distrito 4640 do Rotary International, está visitando os clubes de Toledo ao longo da semana e, nesta quinta-feira (26), esteve no JORNAL DO OESTE para uma entrevista exclusiva. Pela primeira vez em Toledo, a governadora elogiou a beleza e a organização da cidade. “Nos espaços públicos se percebe que o poder público pensa na coletividade”, diz ela.

Sobre as visitas, Anne Cristine destaca que este é um momento importante para qualquer governador porque se tem uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos rotarianos. “Em Toledo são 6 clubes fortes, que se dedicam à comunidade de Toledo. Estou muito feliz com o que estamos presenciando aqui”.

ESTRUTURA – Hoje o Distrito 4640 tem 105 clubes e outros 4 satélites espalhados pelo Sudoeste, Oeste e região central do Paraná, além de clubes de Rota Kids, Rotaract, Interact e Associação de Senhoras Rotarianos, totalizando cerca de 3.050 rotarianos. O objetivo é fechar o ano com 3.100 associados.

Para dar conta de tanto trabalho, são pelo menos seis meses de visitas e “fisicamente às vezes a gente sente, mas é muito gratificante. Sempre costumo dizer que cada quilômetro rodado vale a pena. Cada visita nos fortalece como ser humano”. A governadora enaltece que o Distrito tem equilíbrio nos seus resultados, como o valor arrecadado para a Fundação Rotária, além dos projetos apresentados e a média de associados por clube, em 29,5 por clube

Anne Cristine lembra serem 104 novas empresas cidadãs nesse ano rotário – que investem US$ 1.000 à Fundação Rotária. “São empresas que acreditam na nossa organização e têm sua marca diretamente ligada ao Rotary. Empresas que têm responsabilidade social…Tem o dom de servir”, aponta ela, citando ainda que esse dinheiro retorna para as comunidades através dos projetos. “O Rotary é um só. Temos vários clubes de Rotary que estão conseguindo desenvolver projetos transformadores, subsidiados através dos valores arrecadados para a Fundação Rotária”.

RESULTADOS – A governadora do Distrito 4640 tem aproveitado a semana também para conhecer de perto os projetos desenvolvidos pelos clubes de Rotary em Toledo, como da UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus/Hoesp, assim como o Banco de Leite Humano, a Casa de Parto Humanizado, Horta Mandala, na Piscina Pública Professor Claus Fuchs e a ambulância e equipamentos ao Subgrupamento do Corpo de Bombeiros.

“Temos pelo menos mais 6 meses de trabalho e muita coisa ainda a ser feita”, diz ela, citando a realização do Ryla (encontro para jovens líderes), seminário, a visita da presidente do RI Jennifer Jones (leia mais nesta página), e a Conferência Distrital, “quando poderemos verificar os resultados atingidos e que não foram poucos”.

Anee Cristine destacou ainda o trabalho desenvolvido pelos governadores que a antecederam. “Somos o que somos porque existe uma história e tenho ombro de gigantes para me apoiar”, analisa a governadora, citando acreditar ser possível continuar nesse desenvolvimento. “Iremos crescer ainda mais com os próximos governadores porque eles precisam ser ainda melhores”, finaliza.

Presidente do RI vem ao Paraná em março

“Foi uma surpresa que deixou todo mundo muito feliz”. A frase da governadora Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, do Distrito 4640 do Rotary International, é sobre a visita da presidente do RI Jennifer Jones ao Paraná, programada para acontecer no mês de março.

“Pela primeira vez na história o Sudoeste do Paraná vai receber uma presidente quer conhecer um distrito que dá certo. Não que os demais não deem certo, mas o nosso existe um equilíbrio e os resultados estão sendo bons”, explica a governadora Anne.

Além disso, a visita de Jennifer Jones é para celebrar os 100 de rotarismo no Brasil e 90- no Estado do Paraná.

No dia 3 de março haverá um almoço em Cascavel e no dia 4 de março uma extensa programação em Francisco Beltrão. E por que lá? A explicação é simples: Beltrão é a maior cidade rotária, com 12 clubes “e foi uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido na cidade”, destaca Anne Cristine.

PAPEL DA MULHER – Outro fator importante é que Jennifer Jones é a primeira mulher no comando do Rotrary International em 118 anos de história. “É muito importante a participação da mulher no Rotary”, aponta a governadora Anne, lembrando que apenas desde 1989 é permitida a participação da mulher no Rotary. Em muitos ainda não existem rotarianas associadas. “A presidente Jennifer Jones faz um trabalho muito bom. Ela é uma pessoa muito simples e tem incentivado a participação da mulher e dos jovens”, completa Anne Cristine.

A governadora lembra que a mulher tem competência para ocupar cargos de liderança dentro do Rotary e o olhar feminino diferenciado ajuda a buscar o equilíbrio citado por ela. “Mas precisa ser algo sem pressão, algo natural”.

Ela afirma ainda sentir muito orgulho em ser a sexta mulher a ocupar o cargo de governadora no Distrito 4640 “e espero ser uma inspiração para outras mulheres. Precisamos ter coragem e acreditar em nós mesmas, porque muitas, quem sabe, não se encorajam porque pensam não ser capazes. São sim. Todas nós podemos estar onde quisermos”, completa.

Márcio Pimentel

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.