Hanseníase: CTA/SAE e 20ª Regional de Saúde de Toledo promovem encontro

O mês de janeiro, conhecido como Janeiro Roxo, é marcado pelas campanhas de prevenção à Hanseníase, oficializada pelo Ministério da Saúde e endossada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, que ainda persiste como problema de saúde pública no Brasil. Seu agente etiológico é o Mycobacterium leprae, um bacilo que afeta principalmente os nervos periféricos, olhos e pele.

A doença atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, podendo apresentar evolução lenta e progressiva e, quando não tratada, é passível de causar deformidades e incapacidades físicas, muitas vezes irreversíveis (BRASIL, 2016, 2017, 2019).

ORIENTAÇÃO – O enfrentamento desta doença depende de um lado, do aperfeiçoamento e implementação plena de políticas públicas e do outro lado, de que cada pessoa faça a sua parte e esteja atento ao próprio corpo, procurando orientação médica em caso de sinais e sintomas suspeitos.

No intuito de contribuir com a campanha de conscientização, prevenção e tratamento precoce da hanseníase, bem como somar no aperfeiçoamento dos profissionais de saúde dos 18 municípios de abrangência do consórcio, o CTA/SAE em parceira com a 20ª Regional de Saúde de Toledo, realizará no dia 31 de janeiro um encontro para discussão sobre o tema. A capacitação acontecerá no Teatro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo.

PROGRAMAÇÃO

– Cenário epidemiológico na 20ª Regional de Saúde;

– Hanseníase e Reações Hansênicas: cenário atual;

– Desafios diagnósticos e terapêuticos;

– Novas ferramentas para diagnóstico da doença e recidiva;

– Avaliação Dermatoneurológica;

– Discussão de casos clínicos;

– Direitos, Estigma, Discriminação e Educação em Saúde no enfrentamento à Hanseníase.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.