Hipertensão: uma doença silenciosa que exige acompanhamento contínuo

A hipertensão arterial acomete três de cada dez adultos brasileiros. A doença é licenciosa. A maioria das pessoas só descobre que sofre desse mal quando desenvolve uma enfermidade mais grave. Ela é considerada o principal fator de risco para doenças cardiovasculares – especialmente a coronariana e o acidente vascular cerebral. Na data de 17 de maio é comemorada o Dia Mundial da Hipertensão – como forma de destacar a importância da cuidar da saúde e não deixar a doença passar despercebida.

Nas situações em que é tardio o diagnóstico de hipertensão, infelizmente, são potencializados os riscos para a saúde. Isso tende a deixar o paciente mais vulnerável a sofrer um AVC, infartos do coração, problemas renais, lesões oculares, aneurismas e outras complicações. A análise da patologia é feita a partir da medição em consultas e check-ups médicos.

“Descobri a doença faz mais de cinco anos e foi durante uma consulta de rotina”, conta a assistente administrativa, Joana Souza. “Foi preciso aprender a conviver com a doença e o uso de medicamento contínuo, algo que não precisa antes, mas desde então, sempre carrego comigo para todos os lugares”.

CUIDAR DA SAÚDE – Joana comenta que além do tratamento contínuo, ela procura manter uma vida com hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, reduziu a quantia de sal no preparo das refeições, evita ingerir alimentos com excesso de sódio. Além disso, costuma fazer caminha três vezes na semana e também participa de aulas de pilates.

“Esse acompanhamento vai acontecer pelo resto de minha vida. No início tinha que marcar em um papel e deixar na porta da geladeira para não esquecer do remédio, mas agora já é rotina, não esqueço mais. Também fiz com que toda a família passasse a dar atenção ao quadro de saúde e verificassem a pressão arterial com mais frequência”, pontua Joana ao enfatizar que com o tratamento contínuo ajuda a evitar futuros problemas cardíacos, paralisação dos rins, entre outras situações que podem colocar a vida em risco.

Da Redação

TOLEDO

COMBATE

A Sociedade Brasileira de Hipertensão lançou a Campanha de Hipertensão 2022 em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26 de abril) e o Dia Mundial de Hipertensão (17 de maio). O tema deste ano é ‘Meça a Pressão e Descomplique a Vida’; a ideia é reforçar a importância da medida da pressão arterial para o diagnóstico e do controle da pressão por adoção de hábitos saudáveis de vida, além da utilização correta da medicação quando indicado para prevenir as principais complicações da doença, como o infarto do miocárdio, AVC e doença renal.

*Com informações do site da Sociedade Brasileira de Hipertensão

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.