Hoesp realiza mais de 50 mil atendimentos por ano e é referência no atendimento em alta complexidade

Estimated reading time: 3 minutos
Em números, a Hoesp/Hospital Bom Jesus realizou quase 50 mil atendimentos em 2024. Entre os atendimentos estão os partos. São cerca de 2,7 mil nascimentos no ano, média de 227 por mês e 7 nascimentos por dia. No Centro Cirúrgico a movimentação é intensa: foram 6527 procedimentos, uma média de 18 por dia, e a Unidade de Terapia Intensiva soma mais de 1 mil atendimentos. O hospital tem atualmente 215 leitos, e é referência no atendimento em alta complexidade na 20ª Regional de Saúde, que abrange mais de 18 municípios.“Recebemos muitos pacientes graves no nosso Pronto Socorro. A demanda é grande e para isso contamos com uma equipe experiente, que segue na missão de salvar vidas e manter um atendimento de qualidade”, ressalta a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.
A equipe é multidisciplinar em todos os setores de alta complexidade, como Centro Cirúrgico e UTI, durante as 24 horas do dia. “É necessário ter uma equipe bem preparada, já que em muitos momentos, a vida do acidente está em risco”, enfatiza Zulnei.
Centro Cirúrgico e UTI
São cinco salas cirúrgicas e os procedimentos mais realizados neste setor são das áreas de Ortopedia, seguido da Ginecologia Obstetrícia, Cirurgia Geral e Neurologia. Já na Unidade de Terapia Intensiva, são 24 leitos.”A rotina nos setores de atendimento de alta complexidade são intensas e exigem um cuidado maior. Na UTI, os sinais vitais, por exemplo, são monitorados constantemente, e anotados em relatório a cada duas horas”, explica o enfermeiro coordenador da UTI, Marcelo Giovane Biet.
Além da assistência realizada com qualidade, a humanização do atendimento é uma das metas da Hoesp. Como parte dessa meta, as visitas na UTI são permitidas uma vez ao dia, e nesse momento, a família também recebe a informação do estado de saúde do paciente. “As visitas são essenciais para a melhor recuperação dos pacientes e a conversa com os familiares também traz um resultado bom. Além disso, as datas comemorativas não passam em branco, são sempre lembradas com muito carinho pelas nossas equipes”, finaliza Marcelo.
TOLEDO