Hospital Bom Jesus mantém certificação Hospital Amigo da Criança

Estimated reading time: 3 minutos
A Hoesp/Hospital Bom Jesus mantém o selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), após a reavaliação realizada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
A instituição mantém o selo há mais de dez anos, e a renovação é realizada a cada três anos. “As metas para mantermos esse selo são muito benéficas para o trinômio mãe/bebê e família, oferecendo atendimento humanizado que estimula o aleitamento materno. O selo tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Isso assegura que nossa equipe do hospital está preparada para apoiar a amamentação exclusiva”, avalia a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano, Dr. Jorge Nisiide da Hoesp, Helena Mayer.
Além do incentivo ao aleitamento materno, o vínculo da família com os bebês é prioridade. “No Centro Obstétrico as mães são orientadas sobre o contato pele a pele, que é feito logo após o nascimento. A mãe e o acompanhante são orientados sobre a importância disso, e ficam juntos com o recém-nascido o tempo todo. Tudo é proporcionado com muito carinho, para que essa família receba o melhor atendimento”, diz o enfermeiro obstetra, Lucas Fernandes de Oliveira.
No Paraná são cerca de 20 hospitais que possuem o selo Amigo da Criança, e a Hoesp é um dos hospitais que é referência no atendimento às gestantes em toda região, incluindo a gestação de risco. “Ter esse selo significa que estamos seguindo as práticas recomendadas para o bem-estar dos bebês e mães, como o aleitamento materno, contato pele a pele, e o fortalecimento de vínculo com a família. É importante ressaltar que priorizamos a humanização, e ficamos felizes de manter o selo, que indica também a qualidade do atendimento prestado”, ressalta a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.
Para ter o selo, o hospital segue 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, entre eles:
• Ter uma política de aleitamento materno escrita e afixada que seja rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde;
• Formar toda a equipa capacitando-a para a implementação da norma;
• Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno;
• Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento do bebé;
• Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo que tenham de ser separadas dos filhos temporariamente;
• Não oferecer aos recém-nascidos bebidas ou alimentos que não sejam o leite materno, a não ser que exista indicação médica;
• Permitir que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;
• Incentivar o aleitamento materno a pedido;
• Não oferecer tetinhas ou chupetas às crianças amamentadas;
• Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.
HOESP