Celebração: Hospital Bom Jesus completa 53 anos de atendimentos

São 53 anos salvando vidas. O Hospital Bom Jesus – entidade mantenedora Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – completa mais um ano de história. Aquilo que começou como um sonho no coração de dois médicos e se tornou o projeto de suas vidas e tem contribuído com a saúde dos pacientes dos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.

“A Hoesp tem muito para celebrar em seus 53 anos de fundação, tendo em sua missão o atendimento à população e sendo referência de alta complexidade para a 20ª Regional de Saúde”, destaca a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin. “O Hospital atende em média mensal o quantitativo de 1.200 internações e mais de quatro mil atendimentos ambulatoriais e de pronto atendimento, sendo que 73% de todo o volume de atendimento é ao Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição vem cumprindo com sua missão de atendimento à população contribuindo fortemente com o sistema público de saúde”.

Em relação as conquistas do Hospital Bom Jesus, neste último ano, Zulnei cita que a Hoesp passou a realizar procedimento hemodinâmicos à população da 20ª Regional de Saúde. Além disso, a ampliação do número de cirurgias eletivas e assistência de urgência/emergência passando de 720 internações para mais de 850 internações mensais ao Sistema Único de Saúde.

“Tivemos avanços na elaboração do projeto arquitetônico da futura sede própria, estando este já em análise para aprovação. Também renovamos constantemente a infraestrutura de equipamentos de assistência, tendo hoje uma estrutura muito bem equipada e com isso avançando sempre na assistência hospitalar de qualidade”, declara.

SEDE PRÓPRIA – Desde o último aniversário de fundação, a Hoesp também tem enfrentado o obstáculos. Segundo Zulnei, o desafio diário é cumprir com os compromissos frente ao prejuízo gerado pela tabela SUS – fator que faz a instituição depender muito da ajuda da população e das emendas parlamentares – para continuar prestando serviços à população.

“Um dos nossos maiores desafios deste último ano foi de garantir os recursos para investimento da futura construção da sede própria que estará ofertando aumento de leitos hospitalares, bem como previsto no projeto a disponibilidade de UTI Pediátrica, que não existe oferta na região de Toledo. Sobre o futuro, nossas perspectivas em relação a nova sede é que, em breve, possamos realizar o lançamento da futura construção de nova sede própria e avançar buscando a cobertura dos vazios sanitários de assistência na região como cirurgia cardiovascular, UTI pediátrica e outras especialidades”, reforça Zulnei.

HISTÓRICO – A história do Hospital Bom Jesus começou ainda em 1971, quando o médico Dr. Torao Takada e o Dr. Jorge Okano (in memoriam) deram início à estruturação da Casa de Saúde Bom Jesus, atualmente Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora do Hospital Bom Jesus.

O hospital iniciou como instituição privada. Contudo, no ano de 1984 foi habilitado para atendimento ao SUS nas unidades de enfermaria, e desde 2002 foi habilitado para atendimento em unidades de Terapia Intensiva.

Em média a Hoesp tem cerca de 2,5 mil atendimentos mensais no Pronto Socorro, média de 650 cirurgias e 250 nascimentos mensais, e é referência em alta complexidade na região. São 215 leitos, e mais de 70% da assistência é destinada ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Hoesp é um hospital filantrópico e em razão disso toda ajuda é bem-vinda para manter os atendimentos. É possível doar diretamente no hospital ou através do pix: projetos@hoesp.org.br.

Da Redação

TOLEDO

Ação voltada aos cuidados com a saúde marca aniversário do Hospital Bom Jesus

Para comemorar os 53 anos do Hospital Bom Jesus – entidade mantenedora Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – foi promovida na quarta-feira (11) uma ação voltada aos cuidados com a saúde. Durante o período das 9h às 17h, uma equipe de profissionais estavam nas barracas – montadas em frente ao Hospital – para realizar os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e reforçara a importância em cuidar da saúde mental com a equipe de psicologia.

“É uma data muito especial e é um mês também muito especial”, destaca o enfermeiro de Relações Públicas, Itamar Weiwanko. “Comemoramos os 53 anos de existência do Hospital Bom Jesus atendendo diuturnamente toda a nossa região aqui da 20ª Regional de Saúde e os municípios ao redores, os transeuntes, os estrangeiros também; todos que precisam de um atendimento de urgência e emergência acabam sendo atendidos no Hospital Bom Jesus”.

DOENÇAS SILENCIOSAS – A ação de cuidados com a saúde, segundo o enfermeiro é uma forma de enaltecer a importância que cada pessoa deve dar a si e de sempre estar em alerta. “Estamos aqui desempenhando algumas atividades como a aferição da pressão arterial em combate ao AVC e as doenças do aparelho cardiovascular. Como a hipertensão o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico ou Hemorrágico e as causas cardíacas, o infarto, as arritmias cardíacas, as doenças vasculares são as principais causa de morte da população toledana, da população do nosso Estado do Paraná e de todo o território brasileiro”, alerta.

Weiwanko pontua que são doenças silenciosas que acabam vitimando as pessoas e acabam trazendo consequências sérias como até mesmo o óbito. Ele saliente que é importante essa conscientização sobre a pressão arterial, sobre o diabetes e sobre essas doenças que estão no topo, que são as principais que acabam vitimando grande parte da população.

SAÚDE EM FOCO – “O aniversário é do Bom Jesus, mas a mensagem é para todos: cuide de sua saúde, se previna em relações as essas doenças que acometem tantas vidas. Gradativamente vem aumentando o número de pessoas hipertensas, até mesmo os jovens, hoje, aqui do nosso município tem essa patologia. É uma doença silenciosa que ela não monstra nenhum tipo de dor ou um outro sintoma. Então você precisa ficar atento a essas condições que você está e de forma propensa a desenvolver. Precisamos cuidar saúde”, reforçou o enfermeiro.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.