Ideb: Escola Estadual do Campo de Novo Sobradinho é destaque
A Escola Estadual do Campo de Novo Sobradinho – dentro do município de Toledo – recebeu a maior nota no Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. A nota de 69 também garantiu que a Escola ficasse entre as dez melhores do Estado.
Os dados do Ideb de 2023 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. Segundo os dados, o Paraná tem a melhor educação do Brasil tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais).
“Tendo em vista que a escola da nossa comunidade recebeu a maior nota do Ideb no Ensino Fundamental Fase Final, da cidade de Toledo, com nota 69, essa nota está acima da média do Estado e do país”, pontua a diretora da Escola Estadual do Campo de Novo Sobradinho, Josiene Cruz. “Além disso, estamos entre as dez melhores notas do Estado, demonstrando assim, que o homem do campo deve ser prestigiado, não só no momento de plantar, mas também pela contribuição que estão dando para o desenvolvimento intelectual do nosso país”.
Josiene comenta que a Escola Estadual do Campo de Novo Sobradinho atende 95 alunos e possui um histórico positivo no Índice: em 2019 atingiu nota 62; em 2021 foi para 65 e em 2023 chegou a 69,
“A macrorregião, onde o NRE de Toledo tem cobertura, inclui Palotina, Terra Rocha, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Maripá, etc., nenhuma escola ficou com nota superior a nossa, tendo somente Porto Mendes, uma nota igual. O resultado do Ideb é mérito de um trabalho feito em equipe, com muita responsabilidade, pelos professores, equipe pedagógica, alunos e famílias”, declara.
NO ESTADO – Os dados do Paraná apontam que entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no Ideb no ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional é de 4,3. Apenas na rede estadual a nota do Ensino Médio do Paraná é de 4,7, muito próxima de Goiás, com 4,8. Houve uma evolução de 0,1 em relação ao ranking de 2021.
Segundo o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo José Carlos Guimarães, a nota alcançada pelo Núcleo é considerada ótima. “De maneira geral, a Regional se destacou a nível de Paraná. Nós ficamos acima da média Estadual e Nacional, isso mostra o trabalho desenvolvido em nossa regional, com muita seriedade e empenho”.
Ele parabenizou todos os diretores, professores, funcionários, aos técnicos que trabalham no Núcleo pelos excelentes resultados. “Queremos também parabenizar nossos estudantes, que demostraram muita responsabilidade ao fazer a prova do Saeb”.
O Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5 nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba estudantes do 6º ao 9º ano. A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com os estados do Ceará e Goiás, que também obtiveram índice 5,5. A média nacional ficou em 5. O Paraná também lidera a classificação de rede pública nessa faixa etária, com 5,4, acima de Ceará e Goiás.
ESTRATÉGIA – Durante a divulgação dos dados, o Paraná foi citado pelo MEC como exemplo por ter adotado uma estratégia de forte estadualização das escolas responsáveis pelos últimos anos do ensino fundamental. A medida segue tendência contrária à boa parte do restante do País, em que a gestão da maioria das unidades é feita pelos municípios.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, cuja gestão é feita pelos municípios, o Paraná também aparece na liderança do Ideb com nota 6,7, acima do Ceará, que teve um índice de 6,6, e de São Paulo, com 6,5. O resultado é reflexo do programa Educa Juntos, no qual a Secretaria de Estado da Educação orienta as gestões municipais com materiais didáticos, formação de professores e seminários.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da AEN