Ideb: Toledo conquista a sexta colocação na classificação geral

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente à avaliação realizada em 2021. Toledo conquistou a nota de 6,2, média maior que a Estadual (6,1). O índice reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da Educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Os dados são objetos de reflexão e de planejamento na Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, participou, na tarde da última terça-feira (27), do Programa Jornal do Oeste Notícias, com a jornalista Bruna Manfroi e avalia que os resultados do Ideb do município foram bons. “É o momento importante da criança na primeira fase do ensino adquirir o gosto pelo estudo e ter a vontade de ir à escola. O prazer estar em sala de aula”.

No ranking dos entes federativos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública, em primeiro lugar está Santa Catarina com 6,2 e em segundo lugar o Paraná com 6,1; Distrito Federal e Minas Gerais 5,9.

Entre as 15 maiores cidades do Paraná, Toledo aparece na segunda colocação em cidades abaixo de 200 mil habitantes; atrás apenas de Apucarana (7,3). No geral, Toledo ocupa a sexta colocação com 6,2 do Estado. No Município, a média das escolas – consideradas periféricas – foi de 5,8. Enquanto, as escolas consideradas Centrais atingiram a média 6,7 e o interior com a média mais alta 6,8.

ANÁLISE – Marli explica que o Ideb é uma ferramenta fantástica para medir a qualificação e o nível do ensino das escolas de todo o Brasil. Ela pondera que a Secretaria pretende implantar a Prova Toledo e será destinada aos estudantes dos terceiros e dos quartos anos.

“O Ideb é aplicado aos estudantes dos quintos anos, porém a prova é o reflexo do ensino de anos anteriores”, afirma a secretária ao complementar que a Educação é uma política contínua e ela é produzida pelas instituições, principalmente, pelos gestores e pelos professores. “Os números devem ser analisados. Já realizei uma reunião com professores nas escolas e apresentamos os dados. Em Toledo, determinadas escolas estão com Ideb mais alto e outras mais baixa”.

Conheça os resultados do Ideb de Toledo e do Paraná – Foto: Divulgação

A principal dificuldade é em matemática e a secretária de Educação menciona que com a Prova Toledo será possível antecipar ou detectar o problema e realizar uma intervenção. “Podemos realizar a intervenção na parte pedagógica do professor, atestados, nível de aprendizagem das crianças, avaliar se a criança era da mesma escola ou não. É uma série de fatores que precisam ser analisados”, destaca Marli.

Para acompanhar o desenvolvimento do ensino das escolas de Toledo, a secretária designou um assessor para cada três escolas e, semanalmente, esse profissional monitora as atividades ou até participa de Conselho de Classe. “Essa reunião não deve diagnosticar somente o que está acontecendo com a criança, mas também deve promover encaminhamentos. Imagina uma criança de dez anos receber a informação que reprovou. A Smed e a coordenação da escola devem promover um trabalho conjunto e, por isso, o assessoramento é diário e semanal. A Secretaria de Educação tem buscado dar qualidade e ferramentas aos professores”.

ESTRATÉGIA – Entre as ferramentas, Marli enfatiza o Programa Aluno Conectado, o qual tem o objetivo de colocar a tecnologia a serviço do aprendizado dos alunos, tornando a aprendizagem dos conteúdos mais inovadoras e atraentes para as crianças.

De acordo com a secretária, o Aluno Conectado contempla a implantação de internet de alta qualidade em todas as instituições, aquisição de equipamentos para laboratórios de informática e de robótica, smart TV’s (uma por sala de aula), notebooks (um por professor) e formação aos professores utilizarem adequadamente estas tecnologias em sala de aula.

“Uma pessoa da gestão averigua quais são as escolas que estão promovendo a divulgação e o envolvimento do professor para participar da capacitação. Por exemplo: uma escola com Ideb considerado baixo; caso o professor não participe da capacitação a possibilidade de superar o resultado é difícil. É preciso promover o debate e o diálogo com as diretoras tem sido franco. Diálogo também é mantido com a família e a comunidade em geral, as quais devem colaborar com o processo de ensino”, cita Marli.

Desde a semana passada, todos os professores da rede pública já receberam notebooks e as 36 escolas estão com laboratórios de informática, robótica e impressoras 3D. A partir desta quarta-feira (28) até sexta-feira (30), a entrega dos equipamentos encerra no interior e, na sequência, inicia a entrega aos quartos anos também no interior.

Conforme Marli, a maior defasagem apontada por professores está no terceiro e quarto anos e a causa é a falta dos alunos. “Nós precisamos fazer a leitura de todo o contexto para realizar as intervenções, as quais podem ser estrutural ou familiar”.

Maiores IDEBs de Toledo – Escolas acima de 6,5 geral

1º Miguel Dewes (7,5);

2º Arsênio Heiss (7,4);

3º Tomé de Souza (7,2);

4º Dr. Borges de Medeiros (7,0);

4º Egon Werner Bercht (7,0);

4º Shirley Lorandi (7,0);

5º São Dimas (6,8);

6º Alberto Santos Dumont (6,7);

6º Washington Luiz (6,7);

7º Waldyr Luiz Becker (6,6);

8º Walter Fontana (6,5);

8º Ari Arcassio Gossler (6,5);

8º Orlando Luiz Basei (6,5).

A classificação das escolas são

1º Arsênio Heiss (7,4);

2º Dr. Borges de Medeiros (7,0)

2º Egon Werner Bercht (7,0)

3º Alberto Santos Dumont (6,7)

4º Waldyr Luiz Becker (6,6)

4º Amélio Dal Bosco (6,6)

5º Walter Fontana (6,5);

5º Ari Arcassio Gossler (6,5);

6º Antonio Scain (6,4);

6º Carlos Friedrich (6,4);

7º Ivo Welter (6,0);

7º Jardim Concórdia (6,0);

7º Walmir Grande (6,0);

7º Norma Belotto (6,0);

8º José Pedro Brum – Caic (5,9);

8º Olivo Beal (5,9);

8º São Francisco de Assis (5,9);

9º Henrique Brod (5,7);

10º Anita Garibaldi (5,6);

10º Reinaldo Arrosi (5,6);

11º André Zenere (5,5);

12º Tancredo Neves (5,1);

13º Carlos João Treis (5,0).

Classificação Interior

1º lugar Miguel Dewes (7,5);

2º Tomé de SOuza (7,2);

3º São Dimas (6,8);

4º Washington Luiz (6,7);

5º Orlando Luiz Basei (6,5);

6º Osvaldo Cruz (6,4);

– Duque de Caxias;

– Princesa Isabel;

– Santo Antônio;

– São Luiz;

– São Pedro;

– Nossa Senhora das Graças.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.