IDR-Paraná empossa nova gestão de conselheiros para a Mesorregião Oeste

Os membros do Conselho Consultivo para a Mesorregião Oeste do Instituto de Desenvolvimento Regional do Paraná (IDR-PR) foram empossados na última sexta-feira (23). A nova gestão atuará para o triênio 2024-2027. A reunião de posse foi realizada no Sindicato Rural de Toledo.

A mesorregião inclui as regiões de Toledo e Cascavel, com total de 48 municípios. Por sua vez, o Conselho é composto por 22 membros, entre eles, representantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), das Secretarias de Agricultura, das cooperativas, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, enfim são várias organizações.

Durante a posse dos novos membros, o coordenador da Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) Paulo Vallini foi eleito como presidente para o triênio.

DEFINIÇÕES – De acordo com o extensionista do IDR-Paraná, em Toledo, André de Moura Victorio, o Conselho Consultivo tem a finalidade de ser o espaço de discussão e definição das linhas de ação que o IDR-Paraná deve seguir para a região Oeste, tanto na área de extensão rural quanto de pesquisa. “Após a fusão de Emater, Iapar, Codapar e CPRA, todas essas atividades são realizadas pelo IDR-Paraná de maneira única e integrada”, afirma.

Victorio explica que o Conselho é um espaço, onde a sociedade por ter voz, “através de suas entidades representativas ou individualmente para buscar informações do trabalho do IDR-Paraná, levantar demandas não atendidas ou ainda reivindicar novas formas de atuação para a instituição”.

METAS – Segundo o extensionista, na gestão que se encerrou foram definidas como metas ou bandeiras a serem trabalhadas com maior ênfase: sanidade agropecuária animal e vegetal, agroecologia, agroindústria familiar, energias renováveis, bovinocultura de leite, grãos, fruticultura e crédito rural.

Ele complementa que novas discussões serão realizadas para definição do foco no próximo triênio. Victorio recorda que já foi implementada uma força de trabalho com mais de 70 técnicos de campo, além de pesquisadores em 30 projetos que estão em andamento nas estações de pesquisa de Santa Tereza do Oeste, Palotina e Santa Helena. “Na extensão rural, foram realizados mais de 40 eventos anuais, a maioria em parceria tanto com prefeituras e entidades públicas quanto privadas”, salienta o profissional.

ATENDIMENTO – Na oportunidade, o extensionista do Instituto disse que as ações individuais de atendimento superaram 12.500 famílias atendidas nos diversos programas. “Somente no programa de energias renováveis foram elaborados 8.523 projetos de crédito”.

Para os próximos dias, estão na agenda do IDR-Paraná na região Oeste o Show Rural de Inverno em Cascavel, até o dia 29 de agosto e a 24ª Festa da Orquídea e do Peixe de Maripá, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.