IDR-Paraná incentiva plantio de árvores e preservação de nascentes

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste sábado (21), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), em parceria com o Instituto de Águas e Terras (IAT), prefeituras e escolas municipais, realizam uma série de ações educativas. As atividades iniciaram na última quinta-feira (19) e a programação segue até está sexta-feira (20).

Segundo o gerente regional do IDR-Paraná Ivan Decker Raupp, na Regional de Toledo, as atividades estão concentradas nos municípios de Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas e Assis Chateaubriand no mês de setembro. Raupp explica que foram selecionados produtores rurais que recentemente realizaram a proteção de nascentes em suas propriedades nestes municípios.

PROTEÇÃO – O gerente regional do IDR-Paraná complementa que o objetivo das ações é ampliar as áreas de mata ciliar, reforçar a proteção das nascentes e promover a conscientização ambiental, especialmente entre os estudantes do Ensino Fundamental.

“Nas propriedades, além das palestras sobre a importância das árvores para a preservação ambiental, houve o plantio de mudas, envolvendo professores, alunos, técnicos e produtores rurais”, relata Raupp.

Um exemplo citado pelo profissional é a ação na cidade de Formosa do Oeste. Ela foi organizada pelo extensionista Valmir Cardoso Pereira, na propriedade do agricultor Claudemir Bressan e teve a participação de professores e alunos da Escola Municipal Nilza de Oliveira, além de autoridades, como o chefe da Seab de Toledo, Paulo Roberto Salesse, o prefeito de Formosa do Oeste, Toninho de Aguiar e o gerente regional do IDR-Paraná, Ivan Decker Raupp.

Em Toledo, a atividade educativa foi suspensa neste mês devido à estiagem registrada no período. Raupp enfatiza que a equipe decidiu suspender essa atividade educativa em setembro e a expectativa é promovê-la em outubro. “Esperamos que as chuvas normalizem até o próximo mês. Assim, conseguimos firmar as parcerias com os produtores e realizar o plantio das mudas de árvores, principalmente, sem termos o risco de morte delas”, menciona.

AVALIAÇÃO – De acordo com Raupp, esse tipo de ação educativa é essencial para promover a conscientização e fortalecer o engajamento comunitário; ambos são fatores decisivos para o sucesso de projetos de conservação ambiental.

“O plantio de árvores ao redor das nascentes é fundamental para a preservação e recuperação das fontes de água. As árvores ajudam a manter o equilíbrio do ciclo da água no solo, além de contribuir para a recarga dos lençóis freáticos e prevenir o assoreamento de rios e nascentes”, destaca o gerente.

Ele acrescenta que iniciativas como essa contribuem para a viabilidade das atividades agropecuárias frente às mudanças climáticas. “As atividades ainda promovem a resiliência das propriedades rurais”, finaliza o gerente regional do IDR-Paraná Raupp.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.