Estudantes do IFMS participam de competição e você pode ajudar curtindo
Estudantes do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participam da segunda edição do ‘Desafio Liga Jovem’, competição de empreendedorismo tecnológico na educação básica promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os dois projetos inscritos têm foco na situação dos imigrantes no município – de 2018 a 2024, a cidade foi a 5ª do país que mais recebeu imigrantes ou refugiados venezuelanos, por exemplo. No município também moram cidadãos vindos de países como Haiti, Paraguai, Senegal, Angola, Marrocos, República Dominicana, Argentina, Uruguai e Colômbia, segundo a Coordenadoria Especial dos Imigrantes.
Dourados já recebeu inclusive o certificado MigraCidades, emitido pela Agência para as Migrações da Nações Unidas (ONU/OIM), por acolher imigrantes de diferentes países, contribuindo para a interiorização do processo no Brasil.
Um dos projetos intitula-se ‘Liac: Línguas que Acolhem’ e concorre na categoria ‘Inspira’ (ensino técnico). A equipe, composta por três estudantes do curso técnico integrado em Informática para Internet, visa o intercâmbio cultural de baixo custo, proporcionando o ensino de Espanhol e Francês para jovens de baixa renda com 100% de professores estrangeiros. A iniciativa visa empregar imigrantes venezuelanos e haitianos, após formação prévia.
O outro projeto do IFMS na competição chama-se ‘Portal Inmigra Accíon’ e concorre na categoria ‘Cria’ (ensino médio). A equipe, formada por cinco estudantes do curso técnico integrado em Administração, busca levar informações de forma humanizada a imigrantes venezuelanos por meio da criação de um portal que agregue três eixos de conteúdos relevantes para quem chega ao nosso país e busca por uma vida justa e cidadã: documentação, capacitação e emprego.
As propostas foram desenvolvidas paralelamente às disciplinas de Administração ministradas nos cursos, sob a orientação da docente da área Mary Fernanda de Melo. O tema foi escolhido a partir da realidade local.
“As propostas surgiram de maneira conjunta, por meios de várias reuniões. Dessa forma, nos orientamos por questões locais, entre elas a imigração, algo que observamos cotidianamente. O desenvolvimento dos projetos fez, por exemplo, com que os estudantes conhecessem melhor a realidade dessa parcela da população, bem como a maneira como vivem”, ressalta.
A professora explica como foi o processo de desenvolvimento dos projetos.
“Também foram feitas várias pesquisas junto ao junto ao poder público e a empresas privadas, buscando delinear a melhor maneira de aplicar as propostas, possibilitando uma experiência completa”, destaca Mary.
Engajamento – A competição está na etapa ‘Desafio na Redes’, em que as equipes devem cumprir missões e cuja avaliação é feita por meio de curtidas nas redes sociais. Entre os conteúdos disponibilizados estão postagens e vídeos que apresentam a equipe e explicam o projeto desenvolvido. Haverá premiação para as equipes que gerarem maior engajamento.
Até 23 de julho, toda a comunidade pode contribuir com os estudantes do IFMS, deixando o like nas publicações:
???????? Visite as postagens do Línguas que Acolhem (Liac).
????????Saiba mais sobre o projeto Portal Inmigra Acción.
A primeira etapa do ‘Desafio Liga Jovem’ foi a ‘Virada Empreendedora’, promovida entre 7 e 9 de junho, por meio de uma maratona onde foram apresentados conteúdos de inovação, tecnologia e metodologias ativas. O intuito era apoiar os estudantes no aprimoramento de competências empreendedoras e no desenvolvimento dos projetos.
A competição prevê ainda as etapas ‘Estadual’, ‘Regional’ e ‘Nacional’, nas quais os projetos serão apresentados a bancas avaliadoras do Sebrae. As duas primeiras serão realizadas de forma virtual, entre agosto e outubro, e serão classificatórias.
Os vencedores das etapas regionais participam da fase final, que ocorrerá presencialmente, no mês de dezembro. A premiação do ‘Desafio Liga Jovem’ prevê vales-compra e equipamentos, além da viagem para a competição nacional.
Liga Jovem – Contemplando diferentes categoria – que abrangem o ensino fundamental, médio, técnico e graduação – a competição busca fomentar a resolução de problemas das escolas e comunidades nas quais estão inseridas, por meio do uso da tecnologia.
Para isso considera que a tecnologia vai muito além do digital (sites, redes sociais, aplicativos e jogos), podendo também abranger formas de produção e metodologias, entre outras ferramentas.
Mais informações estão disponíveis na página do ‘Desafio Liga Jovem’.
Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2024/likes-somam-pontos-em-competicao-entre-estudantes