Ilumina Toledo apresenta resultados da iluminação pública

Estimated reading time: 3 minutos
Após um ano de implementação do parque luminotécnico em Toledo, por meio da concessionária Ilumina Toledo, responsável pela gestão do sistema, uma reunião foi realizada para apresentar ao prefeito Mario Costenaro e sua equipe os resultados obtidos neste período. Um deles foi a redução do tempo de atendimento das chamadas para substituição de lâmpadas queimadas, atualmente a média é de 14 horas.
Segundo o assessor especial de governo, Neuroci Antonio Frizzo, o objetivo da atual gestão é avançar em alguns pontos que ainda precisam ser implementados e melhorar outras demandas previstas no contrato de concessão. “Cada lâmpada possui um IP, isso é o que possibilita a telegestão, porém as pessoas ainda estão ligando para trocar lâmpada, quando o sistema já deveria gerar um alerta automático nessas ocasiões”, exemplifica Frizzo.
Em menos de um ano a concessionária Ilumina Toledo substituiu 100% das lâmpadas nos postes de iluminação pública por luminárias de LED. Foram instaladas mais de 26 mil lâmpadas de LED. O projeto original previa aproximadamente 24.500 lâmpadas. O investimento inicial já proporcionou uma redução na faixa de 64% no consumo de energia.
A reunião com o prefeito aconteceu na manhã desta terça-feira (25) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a presença do representante do consórcio responsável pela concessão, Cesar Ricardo Carvalho e Almeida e da empresa contratada como verificador independente do sistema.
Entre os assuntos tratados, estavam também obras que precisam ser realizadas; a eliminação de pontos escuros; a revisão dos projetos da iluminação destaque; a apresentação do relatório do verificador independente; e outras melhorias desejadas para o sistema.
O secretário de Administração, Marcelo Douglas Marques, mencionou o quanto esse contrato está sendo bom para o município. “É importante a nova gestão estar a par de grandes contratos, como esse, que vão impactar o nosso cotidiano. Essa reunião com o verificador independente e com a concessionária foi importante para podermos acompanhar e estarmos próximos para fazer os ajustes necessários daquilo que precisa ser mudado para Toledo. Então validamos essa reunião como excelente”, avalia Marques.
TOLEDO