Indígenas em Toledo embarcam para retorno a Nova Laranjeiras
Estimated reading time: 2 minutos
Aproximadamente 80 indígenas que estavam acampados em um terreno de propriedade privada no Jardim Porto Alegre, em Toledo, embarcaram na sexta-feira (10) às 10h15 e seguiram rumo à cidade de Nova Laranjeiras, cidade de origem. Foram utilizados dois ônibus metropolitanos da Viação Sorriso de Toledo para as pessoas e um caminhão baú, disponibilizado pela Secretaria da Administração para transporte dos pertences.
O processo de embarque, bem como o trajeto até a cidade está sendo acompanhado pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), para assegurar a proteção das mulheres e crianças. A Guarda Municipal também está presente, desde o embarque e na escolta dos ônibus com viaturas para a segurança, tanto dos indígenas quanto dos servidores municipais. Uma enfermeira da Secretaria de Saúde também está acompanhando o transporte dos indígenas.
A secretária da SMDH, Sheila Delava, informou que todos os procedimentos que estão sendo realizados para transporte dos indígenas estão sendo informados e têm autorização da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). “Já entramos em contato com o cacique da aldeia deles, que está ciente e autorizou a chegada do grupo de volta à cidade de origem. Nós fomos surpreendidos pelo número de objetos que eles arrecadaram de ontem para hoje, e por isso providenciamos um caminhão para levar todos os pertences”, destacou Sheila.
O diretor de Segurança da Guarda Municipal, Ronaldo Rodrigues, explicou que é necessário que a escolta seja feita com uma viatura à frente dos ônibus e outra atrás, para garantir a segurança. “É um trabalho que já se iniciou há duas semanas em conjunto com a SMDH, e hoje pretendemos finalizar com tranquilidade e segurança”, finalizou.
TOLEDO