Inovação: Município entrega tablets para a primeira turma de 5º ano

O avanço da tecnologia com as funcionalidades e os benefícios está a cada dia ganhando mais espaço no processo educacional. Depois dos computadores, agora é a vez dos tablets invadirem as salas de aula e revolucionarem o ensino escolar. Em Toledo, a turma de quinto ano da Escola Municipal Amélio Dal Bosco foi a primeira a receber os primeiros tablets, uma proposta do Programa Aluno Conectado que se destina a atender profissionais do magistério e estudantes do 1° ao 5° ano das escolas públicas municipais de Toledo.

A entrega dos equipamentos aconteceu na tarde da última sexta-feira (10) e contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, da secretária de Educação Marly Gonçalves Costa, vereadores, e demais representantes do Poder Público.

INVESTIMENTO – Além dos tablets dos alunos, foram entregues o notebook para a professora regente e um aparelho de TV de 60. A sala de aula também foi equipada com sistema de Wifi para a conectividade dos alunos e da professora. Esses equipamentos fazem parte da proposta de avançar no contexto de inovação e tecnologia.

“Por que fizemos todos esses investimentos? Para dispensar o quadro, o livro e o giz? Não. Para complementar toda essa magnitude belíssima que é aprender, conhecer, ler e fazer tudo aquilo que a educação traz para o ser humano. Hoje estamos em nova era e é um momento extremamente feliz para o nosso Município. Estamos dentro de um contexto de um novo tempo.”

O gestor complementa que o Município investiu, até o momento, quase R$ 25 milhões em equipamentos de informática e robótica. “1600 notebook já estão comprados e temos 700 entregues; 400 televisores comprados e entregues e em processo de instalação. Dez mil tablets é a nossa meta sendo que seis mil já estão com a ata de registro de preços e queremos completar isso neste ano. Esses tablets são os primeiros; 300 já estão preparados para as crianças ocuparem e a reação dos alunos que receberam esses equipamentos foi espetacular”.

Na oportunidade, Lunitti agradeceu a Câmara de Vereadores por votar e aprovar a proposta do Executivo. “Através do Programa Aluno Conectado essas crianças poderão levar para a casa os tablets e estudarem com a internet paga pelo Município”, enfatiza o gestor.

METODOLOGIA – A secretária de Educação Marly Gonçalves Costa comemora a entrega dos tablets e reforça que eles serão muito úteis no processo de ensino. “É mais uma ferramenta que a escola tem para a formação das nossas crianças. É uma ferramenta que eu tenho certeza que vai colaborar muito no desenvolvimento integral dessa criança, mas principalmente no desenvolvimento intelectual”.

A titular da pasta lembra que nos próximos dias será anunciada uma lista de novas escolas que receberão os equipamentos. A Secretaria também trabalha para que os tablets cheguem às criança com deficiência. Outra ação realizada é com a formação dos professores. “Estamos com assessoramento com a metodologia parcialmente encaminhada para saber explorar e, partir de então, não há limites para a criação do aluno e do professor”, comemora a secretária.

UTILIZAÇÃO – A professora do 5º ano Eliciane Aparecida do Amaral pontua que a chegada dos tablets era necessária, principalmente em um período pós-pandemia, quando os equipamentos tecnológicos foram extremamente importantes para a continuidade das atividades escolares. Com os nossos aparelhos em sala de aula, ela comenta que a partir de agora, um novo mundo de possibilidades se abre para o conhecimento.

“A tecnologia encanta as crianças, então é saber usar em boa medida e atrelar esses conhecimentos a inclusão e a tecnologia que veio para ficar. É um instrumento assim como tantos outros e tem que auxiliar o conhecimento científico. Também é preciso ensinar as crianças a ter um comportamento emocional de que não é tudo em questão de segundos, e chegar a um conhecimento que de fato eles levem para vida, que é objetivo maior da escola”.

Bryan Rafael Barbosa, de nove anos de idade, estava ansioso para receber o seu tablet. “É muito legal porque vamos poder estudar melhor e quando tiver alguma dúvida podemos até usar o tablete pra pesquisar”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.