Inovameat estabelece estratégias para o futuro do agronegócio

Com a proposta de tornar Toledo referência nacional e internacional no debate de temas pertinentes ao futuro do agronegócio e das relações das cadeias produtivas, o Inovameat – Inovação na Produção de Proteína Animal – está em sua segunda edição. A solenidade de abertura com autoridades aconteceu na terça-feira (11) e a equipe do Fim de Tarde com o Editor, do JORNAL DO OESTE, acompanhou os preparativos da cerimônia e conversou com algumas autoridades.

A Prefeitura de Toledo está aportando R$ 1 milhão e o evento trata sobre os mais diversos temas, como suínos, aves, pecuária leiteira e peixes, desde a concepção genética, desafios dos criadores à mesa do consumidor.

Segundo o secretário estadual de Agricultura, Norberto Anacleto Ortigara, o Brasil tem relevância no Mundo quando o assunto é produção de proteína animal, principalmente na exportação de carne de boi ou de frango. “Além disso, será um forte exportador de carne suína. Novos mercados estão sendo abertos e as nossas virtudes devem ser viabilizadas”.

Ortigara defende a necessidade de qualificar a comercialização da proteína animal. Por sua vez, o desafio é processar a soja e o milho. Assim, será possível agregar valor ao produto ao ser exportado ao mundo. “Nós precisamos trazer mais valor ao produto do agricultor. Assim conseguiremos rentabilizar toda a cadeia”.

O secretário estadual de Agricultura ainda pondera a importância do Inovameat ao discutir o tema com a presença de produtores; empresas privadas; governos local, estadual e federal; startups e órgãos de pesquisas. “São profissionais técnicos que entendem desse mundo e podem trazer novos conhecimentos”, menciona.

EVOLUÇÃO – Para Ortigara, o Inovameat – apesar de estar em sua segunda edição – acompanha o desenvolvimento do agronegócio do Paraná. “Trata-se de um show tecnológico e especializado na área de proteína animal. Antes desse evento em Toledo existia um vácuo ao abordar essa temática. Hoje, o Inovameat é uma oportunidade de unirmos profissionais para a troca de experiências e informações e, principalmente, entendermos que não existe indústria forte e agricultor fraco, e sim, trata-se de um jogo de ganha a ganha”.

Ele pondera que as margens devem ser bem distribuídas na cadeia. “Isso torna a gestão mais qualificada, com percepção nos mercados do Estado e até do Mundo”, afirma Ortigara ao enfatizar que o conhecimento é fundamental para o setor de proteína animal.

Na oportunidade, o secretário estadual de Agricultura falou sobre os 100 dias de governo de Ratinho Junior. “Eu continuarei a frente desta pasta devido a relevância do Agronegócio. Optei por ficar na expectativa de trabalhar e ampliar ou melhorar o desenvolvimento rural, agrícola e agroindustrial no Paraná. A gestão do governo neste segundo mandato é diferente, pois existe um conjunto de forças politicas ampliadas. “Os desafios existem e buscaremos as soluções. No último período, acompanhei a Missão na Rússia, pois miramos um novo mercado e a viagem foi proveitosa. É um mercado que ainda vai se abrir e seremos muito felizes no futuro”.

INOVAÇÃO – Quem também acompanha a programação do Inovameat é o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins. Ele destaca a necessidade de o setor do Agronegócio buscar por inovação. “É fundamental estar presente em eventos que abordam a inovação. São ações que interferem nas cadeias da região e movimentam o Oeste”.

Martins cita como exemplo o setor de avicultura. “São 90 mil profissionais que atuam em frigoríficos, porém o número de pessoas envolvidas é maior nesta atividade. Por isso, precisamos buscar a inovação, porque o Mundo ‘roda’ em torno dela e é algo importante ao nosso negócio”.

Na ocasião, o presidente da Adapar citou as atuações das entidades para coibirem a entrada de gripe aviária no Paraná. “O Estado possui uma cadeia organizada. Além disso, as agroindústrias possuem um corpo técnico fantástico e o Paraná tem uma Portaria implantada sobre Biosseguridade, que é excelente”.

Todas as regiões do Estado realizam eventos com os produtores sobre a temática. “Planos de contingências são apresentados e as orientações são repassadas; são ações que protegem os produtores. A primeira barreira deve ser realizada pela equipe da Adapar. Eu faço o trabalho – essencialmente – técnico e defendemos que a Inovação deve gerar negócio”, pondera o presidente da Agência.

ROTA – Muito mais que gerar negócio, o Inovameat se torna um grande evento no cenário estadual. De acordo com o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo Diego Bonaldo, “precisamos reconhecer a estruturação desse evento. Poder Público, iniciativa privada e entidades estão organizadas nessa programação”.

Durante a programação do evento, Bonaldo informa que acontecerá a assinatura do acordo para a instalação da unidade da Embrapa em Toledo.

“Estamos em um lugar diferenciado do restante do Brasil e discutimos o futuro e as possibilidades do Agronegócio. Para isso, precisamos entender todos os cenários”, finaliza.

NOVIDADES

Uma das novidades para este ano será o Mapa Conecta Proteína Animal, uma estratégia alinhada ao Programa Agro Hub Brasil cuja iniciativa reunirá melhores soluções, compartilhando e divulgando as inovações de quem faz a diferença no setor de Proteína Animal. A programação do Inovameat ainda traz palestras, painéis e minicursos, com palestrantes de renome no agro como o professor Marcos Fava Neves, Marcos Jank, do Centro de Agronegócios Global do Insper e Arthur Igreja da FGV, além da apresentação de novas tecnologias a produtores, agroindústrias e consumidores. Durante a programação, haverá também o Inovameat Conecta, com o objetivo de integrar pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Participam das apresentações cinco unidades da Embrapa, startups via Sebrae, parques tecnológicos e universidades. O Inovameat Toledo é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindicato Rural de Toledo em parceria com a FB Group-Eventos, e tem o apoio da Prefeitura de Toledo.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.