Com apoio da Cultura, em Toledo, Isaac Souza de Jesus lança audiovisual sobre o graffiti
Estimated reading time: 3 minutos
Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e com recursos advindos da Lei Paulo Gustavo, o artista visual Isaac Souza de Jesus produziu “Cultivando Arte”, documentário que aborda sobre as artes urbanas e o graffiti em Toledo. O curta-metragem será disponibilizado para o público em 13/12, a partir das 19h, no canal do YouTube do grafiteiro.
Quatro dias antes, também às 19h, haverá a pré-estreia do documentário, no Cine Panambi. O evento é voltado a familiares e convidados, com possibilidade de disponibilização de ingressos para a comunidade interessada, com acesso gratuito mediante disponibilidade de espaço e retirada de ingressos de forma prévia – para mais informações, interessados podem acompanhar a página de Isaac no Instagram (@isaacsouzadejesus3).
O artista, aliás, é autor da maioria das obras de arte feitas com graffiti que podem ser vistas em muros de escolas, espaços públicos, lojas, restaurantes e residências da cidade. Essa trajetória de Isaac também está retratada em “Cultivando Arte”, produção selecionada em edital de chamamento publicado no ano passado, que iniciou suas gravações no início de 2024.
De acordo com o autor, o documentário tem o objetivo de contribuir para o patrimônio cultural de Toledo, registrando o desenvolvimento desta arte urbana. “O graffiti foi sempre muito bem aceito pela comunidade local e isso reflete diretamente não só na minha trajetória, mas na de todos os outros artistas visuais e grafiteiros que enxergam na arte uma possibilidade de transformação”, analisa.
Graffiti, arte e educação – Além de ser muito bem aceito pela comunidade, o graffiti tem forte protagonismo em ações de arte educação. Há mais de 10 anos, Isaac vem colorindo Toledo e cidades do Oeste do Paraná com sua arte e desde 2015 mantém ativo o projeto Acordar, que oferece oficinas de graffiti.
De lá para cá, mais de 1.600 crianças e adolescentes de 55 municípios na região foram atendidas. Só neste ano, 13 cidades receberam oficinas ministradas por Isaac por meio do convênio Linha Ecológica, uma parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Além do trabalho direto com arte educação, o graffiti é constantemente requisitado para ações artísticas em escolas e universidades. Neste ano, Isaac entregou a pintura da “Sala de Arte Prof. Neimar Proença” no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), em Toledo. Além disso, restaurou recentemente o mural “Memorial 29 de Abril”, situado no câmpus Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pintado por ele mesmo há 8 anos.
Reforçando a importância da Arte Educação no meio social, Isaac ofereceu uma atividade de vivência de graffiti como contrapartida social do projeto que resultou no curta-metragem “Cultivando Arte”. A ação, da qual cerca de 20 crianças participaram, aconteceu no mês de outubro, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, em evento promovido pelo núcleo local dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que propunha um dia sem celular e oferecia diversas atividades paralelas.
TOLEDO