Itaipu estreita relações com instituições brasileiras de pesquisa e desenvolvimento

O diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, participou de reuniões em importantes instituições de pesquisa do Brasil para alinhar ações em parceria com a Binacional nos dias 28 e 29 de agosto. A atual gestão da Itaipu busca, como diretriz, tomar decisões cada vez mais baseadas em dados, e por isso tem estreitado relações com diversas instituições de pesquisa e universidades.

No dia 28, Rocha, acompanhado do superintendente da Universidade Corporativa Itaipu, Ariel Scheffer, foi conhecer as atividades da Nova Universidade Petrobras, centro de formação e qualificação para empregados da companhia, no Rio de Janeiro (RJ). Eles foram recebidos pelo coordenador didático da Academia de Liderança e Competências da Petrobras, Cyro Barretto.

As duas instituições, Itaipu e Petrobras, ajustaram a realização de um workshop, ainda em 2023, na sede da Binacional, com universidades corporativas de outras empresas para troca de experiências e debate sobre os grandes desafios que enfrentam, como a gestão do conhecimento intergeracional e a criação de regras mais eficazes de incentivo à produção acadêmica de empregados.

Já no dia 29, também no Rio de Janeiro, o diretor se encontrou com o corpo diretivo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em medicina e ciências biológicas, vinculada ao Ministério da Saúde. Segundo o novo presidente da instituição, Mario Moreira, doutor em Políticas Públicas pela UFPR, “a Fiozcruz possui diversos projetos de integração de unidades regionais, órgãos nacionais e internacionais da área da saúde”. A entidade realiza reconhecidas capacitações, pesquisas, campanhas, que serão melhor apresentadas em futura visita institucional em Foz do Iguaçu, na sede da Itaipu.

MELHORIAS – O diretor expressou o interesse em estreitar a relação institucional entre Itaipu e Fiocruz, especialmente em parcerias visando melhorias no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mantido pela Fundação de Saúde Itaiguapy. A Fiocruz, por sua vez, externou o desejo de conhecer as práticas de sustentabilidade da Binacional para implementação em suas unidades.

Estiveram presentes ainda a vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Priscila Ferraz Conexão, e o chefe do Laboratório de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Marcelo Pelajo.

Também no dia 29, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o diretor administrativo encontrou o recém-empossado presidente da instituição, economista Márcio Pochmann. Participaram da reunião os pesquisadores Denis Maracci Gimenez e Daniel Castro, da equipe do Instituto.

Prestes a completar 90 anos, o IBGE discutiu propostas de cooperação com a Binacional para construção de um centro referencial de pesquisas da América Latina e um programa de bolsas a pesquisadores em áreas de interesse público. Estiveram em pauta também a expansão do conceito de território da IB, os desafios da coleta de dados de povos indígenas etc.

FOZ DO IGUAÇU

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.