Jovem eleitor: Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Toledo elabora e-book

A Comissão de Direito Eleitoral das Ordens do Advogados do Brasil – Subseção de Toledo – elaborou um e-book para incentivar jovens de 16 a 18 a se alistarem e exercerem a cidadania nas urnas da próxima eleição. O material já está disponível.

“O e-book foi uma ação da Comissão de Direito Eleitoral – Subseção de Toledo que tem como objetivo promover a conscientização dos jovens para ‘tirarem’ seu título e exercer esse importante direito que a cidadania lhes garante: que é escolher seus governantes”, destaca o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Subseção de Toledo, advogado Ruy Fonsatti Junior.

O e-book é prático e tem uma linguagem adequada ao público alvo. O material traz explicações sobre os poderes legislativo e executivo nos âmbitos municipal, estadual e federal. Além disso, retrata o que é a democracia, como o jovem faz para obter o título eleitoral, entre outros pontos voltados ao assunto.

De acordo com o presidente, a Comissão iniciou os trabalhos, desta nova gestão, no mês de abril. Fonsatti pontua que todos os membros se mostraram empenhados em ajudar a desenvolver essa primeira atividade.

EXERCER A CIDADANIA – Para o presidente, é importante que esses jovens tenham o incentivo e a oportunidade de exercerem a cidadania e, nesse processo, ajudam na escolha dos governantes.

“Ao contrário do que muitos pensam, temos muitos jovens interessados nas discussões políticas, em querer saber como andam as coisas, estudando o perfil dos candidatos e precisam sim aproveitar essa energia – que é só deles -para virem juntos nesse momento tão importante do país”, aponta.

O presidente salienta que os jovens têm mais facilidade em obter informações dos candidatos, em especial na internet e rede sociais. “Da mesma forma, têm condições suficientes para evitar serem manipulados com notícias falsas, que certamente será novamente a tônica do processo que se avizinha. Portanto, qualquer democracia em construção precisa dessa força para se fortalecer. Não subestimemos a inteligência e força dos jovens”.

COMISSÃO ELEITORAL – Sobre a atuação da Comissão de Direito Eleitoral, o presidente destaca que ela tem o papel de bem informar os cidadãos que a participação deles é fundamental para o aperfeiçoamento do processo democrático do país. “Nossa democracia é jovem e precisa constantemente evoluir. E isso somente será alcançado com a participação do principal ator de um processo eleitoral, que é o eleitor. Além disso, a Comissão fará campanhas educativas, servirá como canal de denúncias em razão da prática de atos ilegais que envolvam o processo eleitoral, ou seja, desenvolverá muitas ações no sentido de termos uma eleição melhor”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.