Jovens visitam prefeitura de Toledo e conhecem profissões públicas

Estimated reading time: 3 minutos
Na última semana o Paço Municipal Alcides Donin recebeu a visita de jovens integrantes dos Centros da Juventude (CJU) do Jardim Coopagro e do Jardim Europa, ambos integrantes do Programa Agente da Cidadania. Além de conhecer com mais detalhes a estrutura pública, o objetivo do grupo é ter contato com o maior número de profissões.
O pedagogo do Centro da Juventude responsável pela dinâmica, João Martins dos Reis, explica que a atividade faz parte do projeto Centro da Juventude Rumo ao Conhecimento das Profissões. “Queremos levar os jovens a conhecer as mais diversas profissões aqui do município, sejam no setor público ou na iniciativa privada. Já fomos na Biblioteca Pública, na PUC-PR e ainda esse mês visitaremos o Batalhão da Polícia Militar. No decorrer do ano já temos visitas agendadas no Consamu e na Indústria de Medicamentos Prati Donaduzzi. Desta forma os jovens vão conhecendo as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, pontua o pedagogo.
Na prefeitura, ao conhecer diversas repartições, os jovens puderam conversar com contadores, auditores fiscais, administradores, jornalistas, publicitários, engenheiros, arquitetos e ampliar sua visão de mundo. A maioria relatou que não imaginava a existência de tantos profissionais e tantos setores dentro do serviço público.
Um dos momentos mais aguardados pelo grupo foi a visita ao Gabinete do Prefeito, que os recebeu e dialogou sobre os anseios de cada um. O prefeito Mario Costenaro incentivou os jovens a se dedicarem na área que escolherem ao falar de multidisciplinaridade para a construção das cidades. “Fico muito contente com a visita de vocês para entenderem como a cidade funciona. Meu propósito é o sonho de transformar a cidade em um lugar melhor, e para isso eu conto com vocês, pois a cidade pertence a todos nós”, salientou o prefeito.
A coordenadora de políticas para juventude, Amanda Gabriela Tres, comemorou o resultado da experiência. “Acredito que a visita agregou bastante, inclusive para alguns técnicos que não conheciam internamente o espaço. Conversando com os jovens relataram que foi uma experiência única, muitos pensavam que era apenas o Gabinete do Prefeito e mais alguns assessores, mas viram que é bem mais amplo. Até já manifestaram o interesse em prestar concursos públicos e passar nos testes seletivos para trabalhar na prefeitura, vontade que é bem difícil despertar nos jovens”, avaliou.
Para participar do Agente da Cidadania é preciso ter entre 14 e 24 anos. É possível ficar até dois anos no programa. Já as atividades dos centros da juventude são abertas para jovens entre 12 e 29 anos e são todas gratuitas.