Jubileu 2025/Ano Santo: Diocese de Toledo anuncia programação

Estimated reading time: 6 minutos

Um tempo muito forte para os cristãos católicos, assim pode ser definido o Ano Santo 2025. O ano visa celebrar o Jubileu da encarnação do Verbo, o nascimento de Jesus Cristo. Na manhã de sexta-feira (29), o bispo dom João Carlos Seneme e o coordenador diocesano do Jubileu 2025, padre Marcelo Ribeiro da Silva, divulgaram a Carta Pastoral, falaram da importância do Jubileu 2025 e a programação.

O tema do Jubileu é “Peregrinos da Esperança”. A explicação para a escolha é que a vida cristã é um caminho que tem por companheira insubstituível a esperança; já a inspiração envolve a vivência do Ano Santo é inspirada na vida e na missão de Jesus Cristo e o desafio é falar da esperança de Jesus no mundo de hoje, nas comunidades e famílias e para nós mesmos.

“Para que possamos mergulhar no inesgotável sentido da Encarnação do Verbo o papa Francisco escolheu que esse Jubileu Ordinário do ano de 2025seja dedicado a reavivar no corações dos fiéis toda a esperança segura da salvação em Jesus Cristo”, citou o bispo.

CARTA PASTORAL – A Carta Pastoral da Diocese de Toledo será apresentada aos fiéis nas celebrações que acontecem no fim de semana (30 de novembro e 1º de dezembro). Será feito um resumo dessa Carta para que os cristãos saibam o sentido teológico do Jubileu, contudo, a abertura das atividades acontece apenas no dia 29 de dezembro na Diocese de Toledo.

“O lema da Carta é ‘Viu uma grande luz (Is 9,2), essa citação é sempre referência ao nascimento de Jesus no Natal, pois aparece no Natal para mostrar que essa luz acontece agora através da presença de Jubileu. Essa primeira parte da Carta trata essa fundamentação teológica espiritual e depois ela traz informações das atividades que serão desenvolvidas durante todo o período como orientações sobre as peregrinações e indulgências”, explicou o bispo.

Segundo o bispo, o anúncio do Jubileu acontecerá no dia 24 de dezembro que será feito pelo papa em Roma. Ele explica que na Diocese de Toledo a programação deverá iniciar na data de 29 de dezembro com uma peregrinação e a celebração na Catedral Cristo Rei.

PREPARAÇÃO DAS ATIVIDADES – O coordenador diocesano do Jubileu 2025, padre Marcelo Ribeiro da Silva, pontua que foi construída uma comissão para elaborar toda a programação do Jubileu. Ele citou que os trabalhos começaram no início deste ano.

“A comissão passou a trabalhar em três frentes: a primeira frente de trabalho foi em relação a preparação jubilar – eu sou o responsável e nessa preparação jubilar nós temos uma atividade chamar as pregações jubilares que vai acontecer no ano que vem – depois o padre Leonardo ficou responsável pela pelas peregrinações e as igrejas jubilares – com as peregrinações e as indulgências. E o padre André está com terceiro setor que envolve os sinais de esperança”, salientou.

De acordo com o coordenador, o calendário de 2025 já está concluído. “Será um ano completo dedicado ao Ano Santo, cada paróquia vai ter um mês para intensificar os trabalhos do ano – onde vão acontecer as atividades em um mês que vai de maio até novembro. Essa paróquia que se preparou vai fazer a experiência da peregrinação a igreja, do milagre e nessa igreja jubilar vão viver a experiência da indulgência”, pontuou ao salientar que as atividades envolvem todas as faixas etárias e pastorais.

Da Redação

TOLEDO

CALENDÁRIO/INÍCIO DO JUBILEU

Dia 29/12 – Início do Jubileu 2025 na Diocese de Toledo. Celebração na Catedral Cristo Rei. Horário: 19h

PEREGRINAÇÕES

Calendário parcial está disponível em www.diocesetoledo.org (banner Carta Pastoral)

Calendário completo das Peregrinações será divulgado em 2025.

SINAIS DA ESPERANÇA

Dia 16/02 – Encontro com as equipes paroquiais do Jubileu 2025

Dias 26 e 27/02 – Formação do Clero: “O Sacramento da Reconciliação e

a Indulgência no contexto do Ano Jubilar”

Dias 15 e 16/03 – Formação para os Pregadores da Esperança

De 1º a 04/03 – 5º Sinal de Esperança: Carnaval com Cristo

De 20 a 26/04 – 3º Sinal de Esperança: Celebração Pascal com presos nas cadeias públicas em nossa Diocese

De 1º a 31/05 – 4º Sinal de Esperança: Visita e oração com os doentes (visitas aos doentes com a participação dos Servidores do Altar, sobretudo, motivando-os à realização das obras de misericórdia.

De 1º a 07/06 – 1º Sinal de Esperança: Cultos ecumênicos pela paz. Durante a Semana de Oração pela unidade dos Cristãos, aconteçam nos municípios de nossa Diocese, Cultos Ecumênicos pela Paz entre as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Na nossa região: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

De 22 a 28/06 – 6º Sinal de Esperança: Acolhimento e defesa dos Migrantes. Nesta Semana do Migrante e do Refugiado, intensifique-se a convivência com estes nossos irmãos e o conhecimento de sua cultura através de Festivais Culturais.

Dia 26/07 – 7º Sinal de Esperança: Valorizar os idosos. Neste Dia dos Avós, celebre-se a vida e a sabedoria do idoso e dos avós, com missa e tarde festiva, com um chá, jogos, exercício físico, etc.

De 27/07 a 02/08 – 5º Sinal de Esperança: Blitz Universitária (conversas afetuosas, orações e entrega de material que incentivem a esperança cristã e o sonhar juvenil).

Dia 03/08 – 5º Sinal de Esperança: Jubileu das Juventudes. Na oportunidade, as novas gerações de nossa Igreja diocesana realizarão sua peregrinação à nossa Igreja Jubilar Catedral Cristo Rei. Objetivo: despertar vocacional e ao crescimento espiritual.

De 1º a 07/10 – 2º Sinal de Esperança: Roda de conversa sobre a vida em família e planejamento familiar.

De 12 a 18/10 – 4º Sinal de Esperança: Gratidão aos profissionais da saúde (Celebrar o dia do profissional da saúde, com visita e bênção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais

em cada um de nossos municípios).

Dias 14 e 15/11 – Fórum: Os rostos da Esperança. Evento dedicado à promoção do diálogo com a sociedade civil, os órgãos públicos e a nossas lideranças leigas, a respeito de formas de se construir uma sociedade mais fraterna e solidária, à luz da Doutrina Social da Igreja.

Dia 28/12/2025 – Conclusão Diocesana do Ano Santo 2025. Local: Catedral Cristo Rei.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.