Lar dos Idosos: melhorias estruturais permitem melhores condições aos residentes
A Associação Promocional e Assistencial de Toledo Lar dos Idosos (APA) – Lar dos Idosos – atua há mais de quatro décadas. A entidade filantrópica depende da colaboração e contribuição do poder público, bem como da sociedade civil em geral para se manter, desse forma, toda a ajuda é bem-vinda.
A coordenadora da APA, Ester Rossol, pontua que a capacidade da entidade é de 42 vagas. Ela recorda que a APA há 42 anos acolhe pessoas idosas que necessitem de cuidados especiais.
“No momento estamos com atendimento de 35 pessoas idosas. Contamos com uma equipe multidisciplinar: coordenação; enfermagem; cuidadores; assistente social; recriacionista; cozinheiras; faxineiras; lavadeiras passadeiras; diretoria; grande número de voluntários; atendimento médico, nutricional e fisioterapia domiciliar. Cada um desempenhe seu trabalho com muito profissionalismo, atenção e carinho para que os idosos sejam felizes e se sintam bem acolhidos, fazendo jus ao objetivo de proporcionar aos idosos longevidade com qualidade”, relata Ester.
AVANÇOS DOS ATENDIMENTOS – Segundo a coordenadora, o ano passado a entidade realizou diversos serviços como a ampliação e melhorias dos espaços físicos. “No ano de 2023 foram concluídos: cozinha dos preparos dos alimentos; ampliação de 12 apartamentos; melhorais dos apartamentos existentes; área de convivência social; parte administrativa; clínica de fitoterapia; espaço de lazer e bazar permanente”.
Para este ano, os trabalhos continuam. Conforme Ester, está em andamento a reforma e ampliação do refeitório; hall de entrada; lavabos para os idosos; lavanderia da cozinha; despensa do material de limpeza da cozinha; área de higienização das louças; paneleiro – um total de aproximadamente 190 m².
Em relação as melhorias futuras estão previstos os trabalhos na varanda na parte da frente da entidade, para que os idosos possam tem mais um espaço agradável e confortável para ficarem, também ficara propicio a eles pois gostam de ficar admirando o movimento da avenida JJ Muraro.
“A entidade filantrópica depende da colaboração e contribuição do poder público bem como da sociedade civil em geral para se manter. Queremos agradecer a todos que de uma ou outra forma fazem com que possamos proporcionar aos idosos residentes um ambiente alegre e feliz, para passar sua velhice, com todos os cuidados necessários e com seus direitos preservados”, conclui.
Da Redação
TOLEDO