Leitos de UTI: 20ª Regional de Saúde tem média diária superior a mil casos de Covid-19

Com o drástico aumento dos casos de Covid-19, mais leitos de UTI Adulto foram reativados na 20ª Regional de Saúde. A procura por atendimento médico tem complicado ainda mais o setor da saúde. A média diária atual – entre os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde – está sendo de 1.086 casos positivos, enquanto que, no dia 10 de janeiro deste ano, a média móvel diária era de 139 casos – deixando mais evidente a necessidade de ampliar o suporte clínico.
Segundo o chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, dez unidades foram reativadas em Palotina, no dia 22, e mais quatro na última sexta-feira (28) em Assis Chateaubriand. A reativação ocorreu após determinação da Secretaria de Estado da Saúde. No início de janeiro a Secretaria de Estado da Saúde desativou os últimos leitos de UTI Covid Adulto no Hospital Bom Jesus, em Toledo, e no Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, ficando com apenas dez leitos no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, para atender toda área da 20ª Regional de Saúde.
“Estamos com dez leitos de UTI Covid Adulto em Palotina e, agora, 14 em Assis. Existe a negociação para Toledo, contudo, a prioridade no momento são os leitos de enfermaria. Temos visto que o paciente necessita dos cuidados prestados na enfermaria. É importante ressaltar que é a Central Reguladora de Leitos é competente pelos leitos de UTI, ou seja, quando um hospital está lotado, o paciente é transferido para outro hospital que tenha leito”, pontua.

OCUPAÇÃO DOS LEITOS – Conforme o mapa de ocupação de leitos da Macrorregulação Oeste – emitido pelo Consamu publicado às 9h40 da última sexta-feira (28) – a 20ª Regional de Saúde estava com 88% de ocupação de leitos UTI Covid Adulto – sendo 79% em Assis e 100% em Palotina.
Locatelli destaca que, conforme reunião com o Governo do Estado, a reativação dos leitos de UTI Covid Adulto irá ocorrer de acordo com demanda das Regionais. Ele comenta que de janeiro até o momento já foram abertos, aproximadamente, 600 leitos enfermaria e 130 de UTI no Estado.

TESTE RÁPIDO – A 20ª Regional de Saúde também segue a orientação de uso do teste rápido. “Trabalhamos no sentido de fazer o teste rápido, mas tudo acontece dentro dos critérios, paciente com sintomas. Estamos em contato com os municípios para que não faltem os testes. Conforme o Ministério da Saúde tem encaminhado, nós temos repassado aos municípios e recomendado que utilizem o testes rápido de antígenos”, enfatiza.

MEDIDAS PROTETIVAS – Locatelli reforça que a população não pode descuidar, ainda mais com a drástica elevação dos casos positivos. “Na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde, a média diária está sendo de 1.086 casos positivos”, destaca ao pontuar que no dia 10 de janeiro deste ano, a média móvel diária era de 139 casos. O chefe ainda pontua que não existem decretos com restrições de circulação, de funcionamento, como em anos anteriores, contudo, a população precisa ter consciência de que a pandemia não acabou e continuar com o distanciamento, evitar aglomeração, fazer uso do álcool em gel e lavar as mãos com frequência.

Da Redação
TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.