Leitura nas férias: hábito deve ser mantido e incentivado

A leitura permite viajar pelo mundo, conhecer universos paralelos, descobrir novas paixões e aflorar a imaginação. A prática consiste em um exercício diário que eleva o conhecimento e enriquece o vocabulário.

“Estamos próximos ao período de férias e já a dica para que os pais e responsáveis não esqueçam de incentivar a leitura”, destaca a pedagoga aposentada Ineida Gebauer. “Tem sido um desafio mostrar a importância da leitura para os adultos e isso intensifica entre as crianças e os adolescentes”.

Ineida comenta que é difícil incentivar que os pequenos sintam prazer e interesse pela leitura se no ambiente familiar e de convívio eles não encontram ninguém lendo. Ela destaca que é uma tarefa complexa para as escolas, pois é fundamental para que esse hábito seja cultivado desde a infância.

O período de férias, segundo Ineida, deve também ser aproveitado para promover momentos de leitura. “A maioria das crianças e adolescentes não quer nem saber de pegar um livro nas férias, contudo, a prática de estudar não deve ser esquecida. Dar o bom exemplo e mostrar como a leitura permite conhecer novos lugares e instigar a imaginação são algumas dicas”.

LEITURA É CONHECIMENTO – O vocabulário enriquece, a grafia das palavras fica mais evidente, os conceitos de interpretação são trabalhados, o conhecimento aumenta, entre outras vantagens que a leitura oferece. Além disso, o hábito de ler resulta em formadores de opinião.

“Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, isso é bom, mas a tecnologia não substitui tudo. A leitura por conhecimento, por prazer, por entretenimento precisa ser mantida. Ler é viajar, é ultrapassar barreiras, é conhecimento”, reforça.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.