Atletas amadores e profissionais do levantamento de peso competem em Pontal do Paraná

Estimated reading time: 5 minutos

A praça do balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, foi neste, sábado (18), a arena de competição de atletas iniciantes e profissionais do Levantamento de Peso Olímpico (LPO). Esta é a primeira vez que o evento, promovido pelo Governo do Estado, em uma parceria com a Federação Paranaense de Functional Fitness, integra a programação do Verão Maior Paraná,

Diogo Alves de Siqueira, que é um dos organizadores do desafio, comemora a oportunidade de mostrar o esporte para um público maior na praia. “As pessoas que estão passando vão parando, ficam curiosos e nos abordam interessadas, alguns podem acabar realmente iniciando na modalidade”, afirmou.

O LPO é uma modalidade esportiva praticada em nível mundial e faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1920, sendo considerado um dos mais exigentes. A prática envolve força e potência muscular, mas também exige flexibilidade, coordenação, equilíbrio, concentração e precisão na execução

São dois movimentos principais. No snatch (arranco), o atleta levanta a barra do chão até acima da cabeça em um único movimento. Já no jerk (arremesso), a barra é levantada em dois tempos: primeiro até os ombros e depois, em um movimento explosivo, até acima da cabeça. A competição é realizada com o objetivo de levantar o maior peso possível em cada um desses movimentos.

Em Pontal do Paraná, os atletas foram divididos por gênero, peso, além de serem enquadrados em duas categorias: Fitness e LPO. “A fitness é uma categoria para quem treina e quer se desafiar, brincar, enquanto a LPO é a categoria para quem vem realmente para competir dentro das normas mais rígidas”, explicou Siqueira.

Os cerca de 40 competidores se alternaram em baterias específicas realizados ao longo do dia. Os melhores desempenhos do somatório de quatro cargas foram premiados com medalhas e troféus do evento. Para participarem, os competidores deram kits escolares, que serão repassados pela organização do evento ao município para doação.

Além de passaram a integrar a programação do Verão Maior Paraná, o Levantamento de Peso Olímpico já faz parte dos Jogos da Aventura e Natureza, com quatro edições anuais do evento em cidades diferentes do Estado.

OPORTUNIDADE – A personal trainer Thaisa Matsumoto, de Telêmaco Borba, pratica LPO há sete anos dentro dos treinos de crossfit e gostou tanto que começou a participar das competições profissionais da categoria. “Muitas pessoas olham o esporte e acham que as pessoas precisam ser fortes, mas a técnica conta bastante também. Achei muito bacana o evento e, com certeza, teremos a adesão de ainda mais atletas se ele continuar acontecendo”, comentou.

Outro que participou do desafio, na categoria fitness, foi o consultor comercial Fernando Henrique de Souza, de Curitiba. O bom desempenho dele garantiu a medalha de ouro na sua divisão de peso. “Eu comecei a aprender sobre o LPO há dez anos, por causa do Crossfit, me especializei nele e hoje é o que eu pratico”, revelou. “Como um amante do esporte, eu percebo a importância desse incentivo para que o LPO seja mais difundido aqui no Paraná, que já conta com ótimos atletas”, complementou.

“Estou aqui fazendo o que eu gosto, de forma gratuita e aberta para todos, então vale muito a pena e acaba incentivando mais pessoas a praticarem atividades esportivas”, disse a advogada Vanessa Lemos de Faria, de Paranaguá. Ela também esclareceu as diferenças entre os amadores, categoria em que compete, e os atletas profissionais. “A minha modalidade é um pouco menos técnica, então alguns erros são tolerados, enquanto no LPO a exigência técnica é total na hora do movimento”.

DIVULGAR E PREPARAR – Vinicius de Queiroz é um dos organizadores e que também competiu na modalidade profissional. Ele encara a inclusão do Levantamento de Pesos na programação do Verão Maior como uma oportunidade dupla: divulgar a categoria e servir de preparatório para as competições nacionais.

“Qualquer um pode praticar o LPO com o devido treinamento e ter essa divulgação é essencial para que a modalidade cresça”, apontou Queiroz. “Essa competição foi a minha primeira do ano e serve de teste para algumas cargas que eu pretendo executar no brasileiro”, acrescentou o atleta.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.