Liga recebe ABCD para palestra sobre controle anti-doping

Uma oportunidade para conscientização e capacitação de profissionais sobre um tema sensível e fundamental no esporte: o combate ao doping. Com essa visão, a Liga Nacional de Basquete promoveu, para atletas e comissões das equipes que disputam o NBB Caixa, palestra da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), ministrada pela presidente da entidade, Adriana Taboza. No encontro virtual, os representantes dos clubes puderam elucidar dúvidas sobre procedimentos no controle antidopagem e substâncias e medicamentos proibidos.  A iniciativa chancelada pela ABCD demonstra o compromisso da Liga em seguir rigorosamente as regras da WADA (Agência Mundial Anti-Doping, World Anti-Doping Agency, em inglês) no combate ao doping.

Esta não foi a primeira ação que a LNB fez em parceria da Autoridade. Em 2019, houve uma palestra para fomentar o jogo limpo no NBB Caixa. Já em maio de 2023, os jovens atletas que disputaram a última edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre doping e também sobre as apostas esportivas, em palestra que contou com a presença de representantes da ABCD e da Genius Sports.

Em sua explanação nesta quinta-feira, Adriana Taboza abordou temas como “Aspectos Gerais de Regras”, “Direitos e Deveres do Atleta”, “Uso de Substâncias Proibidas” e “Cuidados com a Suplementação”. Além disso, Anthony Moreira, Coordenador Geral Técnico da ABCD, trouxe mais duas questões: “Autorização de Uso Terapêutico” e “Plataforma Check Jogo Limpo”, mostrando na prática como consultar se qualquer medicação possui alguma substância de uso ilícito por parte dos atletas.

Diego Gadelha, vice-presidente de Saúde da Liga Nacional de Basquete e diretor de basquete da Unifacisa, ressaltou a importância da iniciativa da Liga e da ABCD como forma de integridade e isonomia do controle anti-doping: “Na Liga Nacional de Basquete, a integridade esportiva é fundamental. Nossa parceria com a ABCD reforça o compromisso em garantir um ambiente de competição justo e seguro para todos. Vale ressaltar que, para nós, a punição por si só não é o maior objetivo, mas sim orientar adequadamente, prevenir, preservar a integridade física dos atletas e a lisura da competição. A realização desse evento é mais uma das iniciativas constantes de orientação aos atletas e comissões técnicas para que possam desempenhar o trabalho com segurança”, informou o dirigente.

“Fazemos essas iniciativas de forma constante. Realizamos tanto eventos de divulgação e orientação para comissões técnicas e atletas como acompanhamentos periódicos das testagens, supervisões da área da Saúde da LNB em conjunto das comissões médicas de todos os clubes. Tiramos dúvidas em relação às medicações e substâncias, sempre em contato com a ABCD. Não é um evento isolado, fazemos um acompanhamento constante de ações com todas as entidades envolvidas no processo”, completou Diego.

Já a presidente da ABCD, Adriana Taboza, acrescentou sua visão sobre a relevância da LNB estar engajada com essa questão: “Não existe um trabalho produzido pela ABCD que vá proteger o ambiente esportivo que seja um trabalho individual, sozinho. A gente precisa ter essa parceria e quero reforçar a parceira da Liga, através da figura do diretor técnico da Liga, o Paulo Bassul. Ele tem se esforçado há muitos anos para que nós estivéssemos presentes, não só para atletas, mas também para todo o apoio levando informação e educação. Parece que a ABCD é algo distante do ambiente esportivo e é outra coisa quando uma nutricionista está falando, um médico… É a Liga que está no dia a dia, é o Paulo que está reverberando a informação ou os próprios atletas que estão conversando entre eles. O meu alcance de disseminação da informação é limitado então as parcerias são necessárias. Por isso, estabelecemos esse compromisso com as organizações de aderir ao nosso programa e estar presente esclarecendo e trabalhando juntos”.

Matheus Fellipe, fisioterapeuta do Bauru Basket, gostou do que assistiu. Enquanto o time estava concentrado para a partida contra o SESI Franca, o profissional teve a oportunidade de acompanhar a palestra virtualmente: “A palestra da ABCD foi muito positiva. Foram diversos temas abordados, sendo que todos impactam o nosso dia a dia. Para mim, a parte mais interessante foi sobre o uso da ferramenta ‘Check Jogo Limpo’, que é relacionada à consulta de substâncias que são proibidas para os atletas. É um instrumento interessante e que facilita demais o trabalho das comissões técnicas”, afirmou Matheus, após o jogo do seu time.

Outro exemplo entre todas as equipes que puderam acompanhar o evento foi de Sebastián Figueredo, técnico do Coop/São José Basketball. Mesmo às vésperas de um compromisso decisivo na luta pela Super 8, o treinador programou-se para disponibilizar um tempo para acompanhar a palestra: “Participamos da palestra da ABCD, não somente eu, mas todos da comissão técnica, como o nosso médico e fisioterapeuta. Achei a palestra muito boa, com informações importantes na questão de proteção para os atletas. Ajudou a nossa comissão técnica a criar um sistema para conduzir os jogadores quando necessitarem de uma medicação ou suplementação, vamos utilizar a plataforma do governo de dopagem para não cometermos o erro de ter um doping positivo, visto que os atletas são a parte principal do projeto. Ficamos gratos pelo momento e pelas informações, e à disposição para melhorar esse ponto tão importante na Liga Nacional de Basquete”, explicou o treinador.

A Liga Nacional de Basquete reafirma seu compromisso dentro das questões que permeiam o ambiente sócio esportivo dentro do basquete de divulgação de informações, ações educativas e combate ao doping na premissa do Jogo Limpo. O maior objetivo da LNB é o fortalecimento da modalidade através das condutas que determinam as regras do jogo em conjunto com o esforço dos profissionais que atuam dentro e fora da quadra.

SÃO PAULO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.