Ligia Amadio rege último concerto do ano da Orquestra Sinfônica do Paraná

Sob a batuta da aclamada maestra Ligia Amadio e solo do violoncelista Raphael Leal, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta seu último concerto da temporada 2023 neste domingo (26), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Foram 38 concertos sinfônicos neste ano.

Sob a batuta da aclamada maestra Ligia Amadio e solo do violoncelista Raphael Leal, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta seu último concerto da temporada 2023 neste domingo (26), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Foram 38 concertos sinfônicos neste ano.

O programa inicia com o compositor Maurice Ravel, com “Alborada del Gracioso”. “É uma obra altamente virtuosística, de inspiração espanhola, que explora todo o potencial da orquestra”, destaca a maestra.

O repertório segue com a obra de Joseph Haydn. O músico Raphael Leal vai comandar o solo durante o “Concerto para Violoncelo e Orquestra em Ré Maior”, obra composta em plena maturidade do autor, explorando todas as possibilidades técnicas do instrumento.

“O ‘Concerto’ é muito especial para mim e sempre esteve no meu repertório, mas desta vez será minha estreia como solista na Orquestra Sinfônica do Paraná. Estou bem ansioso”, diz o violoncelista que integra o corpo da Orquestra.

Para fechar a apresentação, uma obra icônica do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos: “Bachianas Brasileiras n° 7”, composta em 1942 para grande orquestra e um conjunto de instrumentos brasileiros de percussão.

Ligia cita elos interessantes entre as obras e os compositores escolhidos. “Apesar de uma distância de mais de um século, temos um refinamento comum nas obras de Haydn e Ravel. Já Ravel e Villa-Lobos foram contemporâneos e o compositor brasileiro, indo morar em Paris, recebeu muito da influência das suas formas barrocas”, explica.

O primeiro dos vários encontros da maestra Ligia Amadio com a Orquestra Sinfônica do Paraná foi há 26 anos. Esta será a segunda vez neste ano que a Orquestra é regida por uma maestra. Em junho, a regência foi de Mariana Menezes.

Os ingressos já estão à venda pelo valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Não haverá marcação de lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos pela internet, pela plataforma DeuBalada ou nas bilheterias do Teatro Guaíra.

LIGIA AMADIO – Ligia é uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade. Notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances. Sua atuação estende-se por Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Islândia, Israel, Itália, Japão, Holanda, Hungria, Líbano, México, Peru, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Tailândia e Venezuela.

Ela foi premiada no célebre Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago do Chile (1998). Em 2001 recebeu o prêmio “Melhor Regente do Ano” no Brasil, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

“O QUEBRA-NOZES” – Após esse último concerto sinfônico, a Orquestra encontra novamente o público em dezembro, mas em um espetáculo coletivo, com os quatros corpos artísticos do Teatro Guaíra juntos no palco em “O Quebra-Nozes”

Da AEN

CURITIBA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.