Luzes: é preciso ter cuidados na decoração natalina para evitar acidentes
Luzes e mais luzes, essa é uma característica dessa época do ano. O Natal deixa as ruas, os estabelecimentos e os lares mais iluminados. As luzes das decorações natalinas encantam as crianças e os adultos, porém é preciso que a instalação seja feita de maneira adequada e receba a manutenção adequada.
Para que as luzes estejam perfeitas e deslumbrantes é preciso tomar uma série de cuidados no processo de manuseio e instalação dos enfeites para evitar acidentes com choque elétrico e curto-circuito. A falta de cuidado pode desencadear acidentes sérios.
Conforme recomendações da Companhia Paranaense de Energia (Copel), os cuidados iniciam no ato da compra dos enfeites – os quais devem possuir certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A primeira dica é verificar a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente, os cordões de luzes.
“Importante também observar que há cordões de luz especialmente produzidos para uso externo, com maior resistência à ação da luz solar e de chuvas, assim como outros que podem ser utilizados na área interna da casa”, aponta a Copel. Outra dica é prestar atenção em relação a utilização de que os enfeites utilizam eletricidade que sejam compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, fator que evita a sobrecarga.
INSTALAÇÃO DE MANEIRA CORRETA – O ato da instalação envolve cuidados como manter a distância segura da rede elétrica para evitar o choque por contato com a rede energizada, além da ocorrência de quedas. “Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. E todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos”, aponta.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Copel