Mapa participa da maior exposição do setor alimentício na Eurásia
O já renomado açaí brasileiro, café, feijão, açúcar, proteína animal e gergelim, foram alguns dos produtos nacionais expostos durante a Feira Worldfood Istanbul 2023, que ocorreu nos dias 6 a 9 de setembro, em Istambul, na Turquia. A exposição é ponto de encontro internacional da indústria alimentícia turca, onde também é uma plataforma de cooperação que reúne muitas marcas locais e estrangeiras representadas com todos os seus stakeholders, desde produtores a empresários de todo o mundo. É realizada em localização historicamente estratégica entre Europa e Ásia.
A Missão Comercial à Turquia coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve o objetivo de promover a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para o agronegócio brasileiro na Turquia e região.
Em sua 31ª edição, a Worldfood Istanbul 2023 recebeu 38.358 visitantes de 163 países diferentes, sendo 33% dos participantes estrangeiros. Segundo a organização do evento, a feira aumentou o número do público estrangeiro em 141% em comparação com o ano anterior, e o número de expositores atingiu um nível histórico. Foram 835 expositores de 25 países que apresentaram mais de 2.000 marcas durante evento.
PAVILHÃO BRASIL – As 12 empresas brasileiras selecionadas para expor no Pavilhão Brasil contaram com estrutura completa para preparação e exposição de produtos, além de apoio técnico da equipe do ministério para reunião com os potenciais compradores. O Mapa incentiva ainda os expositores a investirem em iniciativas complementares de promoção que possam potencializar os resultados positivos da mostra.
Entre os produtos brasileiros expostos na WorldFood Istanbul 2023, destacam-se: açaí, café, feijão, açúcar, proteína animal, pimenta em grão, gergelim, além de extratos e óleos vegetais.
Durante a exposição também foram realizados workshops, seminários e apresentações. Um dos estandes participou de um cooking show demonstrando o preparo do açaí para o público turco que apreciou muito o produto. O Pavilhão Brasil foi um dos mais visitados, inclusive por compradores do Oriente Médio (Síria, Jordânia) e Ásia Central.
De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério (SCRI/ Mapa), o Pavilhão Brasil movimentou US$ 3 milhões em negócios realizados durante quatro dias. A expectativa dos expositores é de comercializar US$ 220 milhões nos próximos 12 meses.
Em 2022, o Brasil exportou para a Turquia a soma de US$ 2,42 bilhões em produtos agropecuários, com o embarque de três milhões de toneladas. No comparativo ao ano de 2021, houve um acréscimo de 13%, segundo a SCRI/ Mapa. Entre os principais produtos agropecuários brasileiros estão a soja, o café, o algodão, a celulose e a carne (bovina e de frango).
BRASÍLIA