Marcinho comemora obtenção de Licença Pro da Conmebol: ‘Importante se atualizar e capacitar’
O técnico Marcinho, que esteve no comando do Ituano no início desta temporada, obteve junto a Conmebol a Licença Pro para treinadores. A homologação da licença concede ao treinador a possibilidade de atuar em qualquer competição ao redor do mundo, e a obtenção só foi possível por conta da experiência de dois anos como auxiliar técnico do Red Bull Bragantino, na principal divisão do futebol brasileiro.
Com isso, o treinador está apto a conduzir qualquer equipe de todo o mundo em todas as competições, além disso, também possibilita o comando de seleções, já que a licença é o maior nível exigido e reconhecido pelos órgãos que regem e regulamentam as competições, como a Fifa. Para o treinador, é importante contar com a Licença Pro como uma forma de se capacitar e se atualizar para o mercado.
– É importante ter a Licença Pro por conta de se atualizar e antecipar. Acredito que em breve a CBF vai pedir aos treinadores principais tenham. Hoje para você estar no banco de uma competição Sul-Americana é requisito mínimo. Isso também te da possibilidades de outros mercados – afirmou.
Marcinho também confirmou que a homologação perante a Conmebol, conta também como forma de validação para a Fifa, com isso é reconhecida e deixa o treinador no mais alto nível que se pede a um treinador de futebol.
– Em relação a homologação, perante a Conmebol, exige que você tenha no mínimo dois anos como treinador ou auxiliar na Série A de seu país. E essa homologação hoje me possibilita atuar em qualquer clube do mundo. Isso foi confirmado pelo representante da Fifa sobre a nossa validação perante as outras competições. Então vejo que isso me deixa pronto para outros mercados fora do Brasil – explicou.
Por fim, Marcinho completou que a Licença Pro traz consigo uma visão de capacitação, já que é necessário cumprir algumas etapas e requisitos para obtenção da mesma:
– Isso vai cada vez mais ser buscado por visão de capacitação, por visão de afunilar um pouco mais sobre a capacidade dos treinadores no Brasil. Uma coisa é você ter um com Licença Pro e um com a Licença A, te capacita muito mais.