Artista Miro Spinelli inaugura última ocupação do Espaço Vitrine do MUPA no domingo

Estimated reading time: 4 minutos

O Museu Paranaense (MUPA) apresenta ao público no domingo (15), a partir das 10h, a inauguração da última proposta selecionada no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, a instalação “o corpo ali onde não está”, do artista e pesquisador Miro Spinelli. A abertura é gratuita e livre para todos os públicos.

“O corpo ali onde não está” integra a série “matérias em transição”, na qual o artista coloca em contato um material gorduroso com soda cáustica, resultando numa reação química que transforma ambos os materiais em sabão.

Para a ocupação do Espaço Vitrine do MUPA, Spinelli pretende recolher cerca de 200 litros de óleo de fritura de bares e restaurantes no entorno do museu, que resultará em uma instalação de larga escala feita de sabão. A iniciativa promove uma aproximação com a comunidade local, além da reciclagem de um material altamente poluente.

O óleo queimado, inicialmente marrom, muda gradativamente de cor, clareando ao longo do período expositivo conforme a cura do sabão. Assim, a forma abstrata toma a aparência de um enorme corpo disforme, que remete a tons de pele e transforma-se com o tempo. A última ação do projeto se dá na sua desmontagem, quando o público será convidado a levar partes quebradas da obra.

O trabalho integra uma profunda pesquisa do artista sobre as relações entre corpos, matérias e transmutações. Desde 2014 desenvolve o projeto “Gordura Trans”, programas performativos para corpos gordos e dissidentes de gênero em contato com diversos materiais gordurosos.

Sua pesquisa investiga materialidades em transformação, onde o corpo, humano e não humano, tem dimensão central. “O artista volta-se para materiais em constante mutação, distanciando-se de uma perspectiva objetual e aproximando-se da experimentação: coisas, corpos, carnes, matérias, espaços, existências – humanas e não humanas. Spinelli se interessa por transições, transformações, mudanças, variações e abstrações de várias ordens”, descreve o escritor Francisco Mallmann, que assina o texto crítico da exposição.

SOBRE O ARTISTA – Miro Spinelli é artista e pesquisador. É mestre em Artes da Cena pela UFRJ, em Filosofia e em Estudos da Performance pela New York University e doutorando no mesmo departamento. Atua nas imbricações entre a performance, a escrita, as artes visuais e a teoria. Apresentou trabalhos em festivais, exposições e conferências em diversas cidades na América Latina, na Europa e na América do Norte. Trabalha de modo transdisciplinar com foco em perspectivas minoritárias. Sua prática artística e intelectual está engajada em estratégias anti-coloniais.

SOBRE O EDITAL – Lançado pelo Museu Paranaense (MUPA) em 2020, o Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um projeto que tem como objetivo receber propostas expositivas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e Pesquisa, colocadas em diálogo com as disciplinas científicas da instituição – Antropologia, Arqueologia e História. A partir desse encontro, promove-se a interdisciplinaridade entre os campos de atuação mais tradicionais do museu e os diferentes fazeres contemporâneos.

Em 2024, o conceito norteador “Interlúdio” busca suscitar o debate sobre o visível, o invisível (oculto, submerso, encoberto) e aquilo que pode estar prestes a emergir, não sendo aparente à primeira vista. Procura-se, assim, estimular o criar e o pensar sobre as decisões envolvidas no mostrar e no não mostrar, transpondo fronteiras entre o real e a ficção, o conhecido e o inverossímil, o palpável e o simbólico.

Serviço:

Instalação “o corpo ali onde não está”, do artista e pesquisador Miro Spinelli

Proposta selecionada no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine

Inauguração: domingo, 15 de dezembro, a partir das 10h

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.