Mortalidade infantil: comitê e comissão técnica se reúnem em maior

O Comitê de Mobilização para redução da Mortalidade Materna Infantil e a Comissão Técnica para avaliação dos óbitos Materno Infantis foram constituídos por meio da Portaria nº 002, de 6 de abril deste ano. A Portaria foi publicada no Diário Oficial do município de Toledo neste mês.

De acordo com a secretária municipal da Saúde designada, Raquel Wammes Schwab, o Comitê já existia, mas os trabalhos foram suspensos no período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Neste ano, nós decidimos reativar o Comitê”.

Raquel explica que tanto o Comitê como a Comissão são grupos que abordam de maneira prévia e complementar os assuntos com a 20ª Regional de Saúde de Toledo no Grupo Técnico de Agilização e Revisão de Óbitos (GTARO).

A secretária de Saúde designada menciona que o Comitê analisa os óbitos materno infantis que ocorrem em Toledo, como na rede municipal e conveniada ou particular. “Os atendimentos em toda a rede, tanto a pública quanto a privada (rede municipal e hospitalar) são avaliadas. Assim, os membros dos grupos averiguam o pré-natal, assistência perinatal ou na assistência ao puerpério e primeiro ano de vida”.

SERVIÇOS – O Comitê e a Comissão Técnica são compostos por entes representantes de todas as redes de Saúde. “O principal objetivo é aproximar os serviços para que possam ser discutidos os aprimoramentos. Neste sentido, os integrantes elaboram ações com a rede de serviços de Saúde, inclusive com a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus”, detalha Raquel ao complementar que a unidade hospitalar é a referência e sempre qualifica a atenção ao bebê e a gestante.

Conforme a secretária de Saúde designada, os integrantes do Comitê e da Comissão Técnica devem se reunir no dia 4 de maio (quinta-feira). Os membros já promoveram algumas reuniões extraoficiais. “Foram encontros para a organização e a estruturação dos trabalhos”, pondera Raquel ao acrescentar que as ações são puxadas, pelo Ambulatório Materno-Infantil (AMI).

MEMBROS – O Comitê de Mobilização para redução da Mortalidade Materna Infantil é composto pelos seguintes membros:

– Ambulatório Materno Infantil – Márcia Inês Mallmann Baptista;

– Conselho Municipal de Saúde – Teomar Roque Jantsch;

– Conselho Tutelar – Maicon Ricardo Lopes;

– Departamento de Atenção Básica – Alcione Correia de Lima;

– Departamento de Vigilância em Saúde – Rosana dos Reis da Costa;

– HGU – Mateus Girardo Rocha;

– Hoesp – Itamar Weiwanko;

– Hospital Campagnolo – Almir Corassari;

– Ministério Público – Jose Roberto Moreira;

– Pastoral da Criança – Leci Brincker;

– UFPR – Sonia Maria Andrade;

– Unipar – Sirlene Della Torre;

– 20ª Regional de Saúde – Simone Mayumi Hanada.

Já, a Comissão Técnica para avaliação dos óbitos Materno Infantis no município é formada pelos seguintes membros:

– Ambulatório Materno Infantil – Márcia Inês Mallmann Baptista;

– Marina Marassi Pimenta;

– Robertta Soares M. F. Zandona;

– Departamento de Atenção Básica – Marcos Fernando Soares;

– Hospitais – Almir Corassari;

– Itamar Weiwanco;

– Mateus Girardo Rocha.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.