Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: As Profissionais que Inovam no Simepar
![Mulheres na Ciência: 37 pesquisadoras e 26 bolsistas atuam no Simepar - Na foto, Danieli Ferreira, Luciane Pinheiro, Vanessa DÁvila, Ana Paula Rocha, Fernanda Verdelho, Sheila Paz e Júlia Munhoz. Foto: Simepar](https://media.jornaldooeste.com.br/2025/02/748693ee-whatsapp_image_2025-02-10_at_17.04.30-scaled.jpg)
Estimated reading time: 5 minutos
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), muito além da previsão do tempo, atua no desenvolvimento de tecnologias que impactam diretamente na vida das pessoas. Para isso, conta com um corpo técnico em que 35% dos profissionais possuem mestrado, 15% doutorado, e 12% especialização. Os demais se dividem em graduação e nível técnico, completos ou em andamento.
Entre os 110 funcionários da área técnica, 37 são mulheres. Além dos profissionais contratados, o Simepar também conta com a atuação de 48 bolsistas em pesquisas dentro da instituição, dos quais 26 são mulheres. Elas são as homenageadas da semana. Neste dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a sociedade da importância da igualdade de gênero na ciência.
No Simepar, a diretora executiva é um exemplo. Vanessa D’Ávila começou como técnica em meteorologia em 2009 e ao longo dos anos passou a gerir projetos de desenvolvimento de software com grande expertise em design thinking. Possui MBA and Management, General, pela Baldwin Wallace University, MBA International – Executive in Management pela FAE Business School, em Ohio (EUA), especialização em Assessoria e Gestão de Comunicação pela Universidade Positivo, em Gestão de Projetos pela PUC/PR e graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela PUC/PR.
METEOROLOGIA – Outras mulheres estudiosas da previsão do tempo seguem carreira no Simepar. Sheila Paz, atual Gerente de Meteorologia, é meteorologista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Gestão, Liderança e Inovação pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui 20 anos de experiência no Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), onde atuou na análise de dados meteorológicos, emissão de boletins e alertas e previsão do tempo. Já liderou outras equipes e desenvolveu projetos vinculados a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ainda na operação nowcasting, onde os meteorologistas fazem plantão 24h acompanhando as mudanças no tempo, Julia Munhoz é uma das mais novas funcionárias da equipe. Foi contratada no Dia do Meteorologista, 14 de outubro, em 2024. Formada em Meteorologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), com mestrado em Meteorologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), pesquisou a manipulação de dados atmosféricos, com foco no ambiente conducente a formação de tempestades severas.
O time do Simepar também conta com meteorologista em outra área. Fernanda Verdelho possui graduação em Meteorologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi fundadora da Atmos Júnior, Empresa Júnior de Meteorologia da Unesp de Bauru, passou pelo Climatempo, obteve o título de Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e atualmente atua como Meteorologista de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico desde 2022.
HIDROLOGIA – No setor que cuida especificamente de hidrologia, o destaque é Danieli Ferreira. Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, onde também obteve os títulos de Mestre e Engenheira Ambiental, atua com modelagem quali-quantitativa voltada à aplicação dos Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. No Simepar, atua como pesquisadora com previsões hidrológicas para fins de geração hidrelétrica, abastecimento de água, e monitoramento de cheias e estiagens. Também tem atuado no mapeamento e previsão de manchas de inundação e alagamentos em áreas urbanas.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Para processar todos os dados da previsão do tempo e desenvolver as tecnologias necessárias para a tomada de decisão dos clientes do Simepar, o setor de Tecnologia da Informação trabalha com agilidade e expertise. Ana Paula Rocha é uma das integrantes da equipe. Graduada em Informática Biomédica pela UFPR e especializada em Engenharia de Software (MBA) pela Fiap (SP), ingressou no Simepar como estagiária em 2017. Em 2020, tornou-se analista de Sistemas, atuando em diversas áreas, incluindo desenvolvimento web, arquitetura de software, suporte, liderança técnica em múltiplos projetos, além de exercer papéis como Product Owner e Gerente de Projetos.
No mesmo setor, outro destaque é Luciane Pinheiro. Ela possui bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestrado em Informática com foco em Banco de Dados (UFPR). Há 20 anos atua no Simepar, onde explorou bancos de dados geo-espaciais, tornando a instituição uma das pioneiras no assunto no Brasil. Atualmente ela atua como analista de sistemas e arquiteta de dados.
Fonte: PR.GOV.BR