Estudantes das redes de ensino Municipal e Estadual retornam às aulas nesta semana
As férias estão chegando ao fim! Depois de um período de descanso é importante que os alunos se preparem para os desafios que virão pela frente na reta final do ano letivo. O Ensino Fundamental e Ensino Médio são períodos repletos de descobertas para as crianças e adolescentes e, naturalmente, a partir delas surgem novos desafios. Os alunos da rede municipal retornam às aulas nesta segunda-feira (22).
Enquanto as férias foram de descanso aos estudantes; equipes das escolas e das Secretarias Municipal e Estadual colocaram serviços em dia e iniciaram outros. São ações para aprimorar a aprendizagem de cada aluno e melhorar o ambiente de ensino.
Conforme a secretária de Educação Dirce Maria Steffens Kulzer, os estudantes precisam estar motivados para estudar. “Para manter a motivação dos estudantes, os professores precisam planejar as ações baseadas no Referencial Curricular do Município de Toledo, de modo que estimulem a curiosidade acerca dos conteúdos didáticos que são propostos”.
Dirce menciona que nas escolas municipais através do programa Aluno Conectado, as tecnologias são usadas como ferramentas pedagógicas. “Os computadores, os tablets ou as aulas de robótica contribuem com a aprendizagem dos componentes curriculares e também estimulam os estudantes a manter o foco e a motivação nos estudos”.
Outro fator destacado pela secretária para o último semestre do ano é a frequência na escola. “Ela é obrigatória e as ausências são acompanhadas através do Programa ‘Toda Criança na Escola’ com ações realizadas através da parceria entre escola, família e serviço social da Secretaria Municipal da Educação”.
Dirce ainda relata que o quadro de profissionais das escolas e Cmeis está completo. “As aposentadorias e as exonerações são imediatamente substituídas através das convocações que são feitas pela Secretaria de Recursos Humanos”.
CONQUISTAS – De maneira geral, o primeiro semestre foi marcado por importantes conquistas e diversos momentos de formação continuada aos servidores que atuam na Educação, avanços nos resultados das avaliações externas o que significa avanços nos processos de aprendizagem.
A secretária salienta que os primeiros meses do ano letivo foram marcados com a entrega de reformas importantes em algumas escolas; abertura de novas vagas no atendimento da educação em Tempo Integral, principalmente através do Programa Integralizar; convocação de mais profissionais para suprir demandas novas e reforçar a educação municipal e ampliação de programas que oportunizaram melhorias no processo de ensino e aprendizagem. “Tudo pensado de forma estratégica para garantir o acolhimento dos alunos e um ensino de qualidade, que preza pelo efetivo aprendizado”.
MELHORIAS – Durante o período de recesso escolar, de 8 à 19 de julho, diversos serviços de manutenção e melhorias foram executados em alguns espaços escolares, através da parceria com Secretaria de Infraestrutura e APMs. Dirce comenta que a aquisição dos materiais como pisos, cimento, areia, tijolo, tintas e outros para os serviços foi realizado através da Secretaria da Educação.
A equipe da Secretaria de Infraestrutura realizou e segue executando diversos serviços como:
– Escola Municipal São Francisco: Pintura paredes e pisos, troca das cerâmicas e pisos nos banheiros;
– Cmei Hilda de Marchi: Retirada de paredes de vestiários ao lado da cozinha para transformar em refeitório. O Cmei não tinha refeitório;
– Cmei Arlindo de Campos: Colocação de cerâmica nos solários, troca de portas, colocação de forro;
– Escola Municipal Olivo Beal: Ampliação da base do parquinho.
Também foram realizados serviços pelas APMs, com material adquirido pela Secretaria da Educação:
– Escola Municipal Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler: Troca de pisos de dez salas de aulas;
– Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin: Troca de pisos das salas de aula;
– Escola Duque de Caxias: mão de obra em parceria colégio estadual e APM: Troca de pisos de quatro salas de aulas e banheiros;
– Escola Municipal Miguel Dewes (neste local a mão de obra em parceria Colégio Estadual e APM): Reforma de pisos externos, construção de base de playground;
– Cmei Cleusi Berger: Troca de pisos da cozinha;
– Escola Municipal Waldyr Luiz Becker: Troca de pisos de três salas e construção de base de playground.
PLANEJAMENTO – A secretária explica que a equipe tem previsto diversas ações de formação continuada para professores no segundo semestre deste ano. As atividades seguem o Projeto Político Pedagógico e as formações acontecem, principalmente, no mês de agosto, de acordo com o calendário escolar.
Para este semestre, a secretária comenta que os atendimentos aos alunos nos programas Conhecendo Toledo, Conhecendo o Oeste, Pequenos Exploradores, jogos escolares municipais, entre outras pedagógicas, estão previstos.
Outro fator destacado por Dirce é a realização da eleição de diretores em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Toledo (Cmeis). Ela explica que os pais dos estudantes – por meio do voto – elegem os novos diretores das instituições.
Por fim, para a secretária de Educação, para o segundo semestre o desafio é avançar no trabalho pedagógico, inserindo no contexto escolar os novos conteúdos ainda não trabalhados. “Além de oportunizar o acesso ao ensino de qualidade onde todos possam avançar na aprendizagem, em espaços escolares acolhedores bem estruturados, com equipes motivadas e dispostas a realmente fazer a diferença na educação e na vida dos estudantes”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO
Diversas ações estão programadas para os próximos meses:
– Formação para todos os professores;
– Realização da Semana da Educação Infantil;
– Jogos das Escolas Municipais;
– Eleição de diretores;
– Viagens de visitas técnicas dos alunos do 5º ano à Foz do Iguaçu, Programa Conhecendo o Oeste;
– Visitas técnicas dos alunos dos 1ºs anos ao zoológico de Cascavel de acordo com o Programa Pequenos exploradores;
– Eleição de diretores das escolas e Cmeis.
Educadores se reúnem para avaliação e planejamento do próximo semestre
O retorno das aulas na rede estadual de Educação está previsto para a próxima quarta-feira (24). No entanto, a equipe pedagógica se reunirá na segunda-feira (22) e na terça-feira (23) para a retomada dos trabalhos. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) tem um programa de cursos continuados (Professor Formador) com etapas de formação durante o ano todo.
“Diretores, pedagogos e professores terão um momento para se reunir onde serão avaliados os pontos positivos e os negativos do primeiro semestre de 2024 e, assim poderem traçar objetivos para o segundo semestre. As escolas/colégios terão dois servidores para fazer esse trabalho”, explica o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), José Carlos Guimarães.
Entre os pontos positivos, Guimarães destaca que o objetivo maior é a aprendizagem dos estudantes. O chefe pontua também os avanços no uso das tecnologias em sala de aulas como apoio pedagógico. “Percebemos que nossos estudantes passaram a fazer mais tarefas de casa, avanços na leitura e nas redações, isso mostra o envolvimento dos professores e alunos no processo de aprendizagem”.
RECURSOS PEDAGÓGICOS – No estado, o investimento em plataformas pedagógicas foi de R$ 9.648.043,04. Segundo a assessoria de imprensa, entre estes recursos está a plataforma Matific, de matemática gamificada, implementada como ferramenta de suporte às atividades em sala de aula, por meio de jogos interativos e desafios lúdicos, promovendo a aprendizagem de conceitos matemáticos e do raciocínio lógico.
Os dados apontam que neste primeiro semestre, mais de 9 milhões de atividades foram realizadas por estudantes da rede estadual de todo o Paraná na Matific. O número é 12% maior na comparação a 2023, quando 8 milhões de atividades foram finalizadas. Em acessos, a plataforma – nestes seis meses – registrou mais de 240 mil logins, superando os 237 mil realizados no mesmo período do ano anterior.
Outra plataforma utilizada foi a Leia Paraná, destinada ao fomento da leitura por meio da disponibilização de obras literárias para acesso dos estudantes. Mais de 324 mil leituras de livros foram finalizadas no estado. Neste primeiro semestre, houve mais de 732 mil acessos, 2% mais que no mesmo período do ano passado: 720 mil.
As plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada. Atualmente a rede estadual de ensino paranaense possui as seguintes plataformas: Leia Paraná; Redação Paraná; Edutech; Desafio Paraná; Matific; Khan Academy; Inglês Aluno e Inglês Professor.
NOVIDADES – Lançado pelo Governo do Estado, o projeto Parceiros da Escola é uma das novidades para 2025 e que está em planejamento. O chefe do NRE José Carlos Guimarães destaca que essa é uma proposta que traz benefícios para a escola/colégio. “O parceiro irá auxiliar o diretor das escolas nas questões administrativas e zelar da infraestrutura. O diretor irá atuar diretamente no pedagógico com os pedagogos e professores, com isso nossos alunos e toda comunidade terão uma atenção maior do diretor que não terá que se preocupar com as questões burocráticas. A comunidade escolar terá um ganho muito grande”.
No Núcleo Regional de Educação de Toledo foram selecionados dez colégios. “É importante dizer que os colégios indicados para o programa são colégios com alto potencial de crescimento. Com essa organização os colégios terão melhorias na parte da infraestrutura e crescimento na aprendizagem”, acrescenta ao finalizar que os colégios passarão por consulta pública onde toda a comunidade, professores, pais, alunos irão votar. “A escolha é democrática”.
Da Redação
TOLEDO