Mutirão de renegociação pode contribuir no equilíbrio financeiro

Começou na última segunda-feira (7), o mutirão on-line de renegociação de dívidas promovido pelo Procon. Ação acontece até o dia 31 de março e tem como objetivo facilitar para o consumidor a quitação de dívidas com bancos e instituições financeiras. A iniciativa é realizada em conjunto com o Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil).

A coordenadora do Procon de Toledo Janice Finkler comenta que o mutirão acontece, exclusivamente, pela internet pela plataforma de soluções de conflitos através do site www.consumidor.gov.br ou pelo aplicativo. Na sede do Procon a equipe só está repassando orientações para os cidadãos. “Como é um processo que consumidor faz direto com a instituição financeira ou banco, e necessita de login e outros dados, é necessário que ele faça o contato direto através da plataforma”.

Janice lembra que esse mutirão é direcionado à pessoa física com dívidas atrasadas; não podem ser renegociadas dívidas com bens de garantia. Participam do mutirão mais de 160 bancos e financeiras. Com um sistema 100% on-line e muito prático, após a inscrição o consumidor recebe um login e senha e, ao entrar no sistema, ele fará o registro que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

Após o registro, em até dez dias o consumidor recebe um retorno do banco ou instituição financeira e tem até 20 dias para dar um feedback da proposta apresentada. É importante que os dados estejam corretos e atualizados para facilitar o contato da instituição ou banco com o consumidor.

“Esse mutirão é realizado costumeiramente duas vezes ao ano, a primeira em março e a segunda em novembro. A proposta é para auxiliar o consumidor que está apertado com as dívidas para resolver as pendências no começo do ano. É interessante aproveitar esse momento porque o segundo mutirão do ano ainda não está confirmado”.

NOVIDADE – Para a edição deste ano a Febraran traz uma novidade. Janice explica que a instituição disponibilizou um site com uma preparação para a negociação. O consumidor pode acessar através do endereço mutirao.febraban.org.br. A preparação para a negociação é um ótimo momento para analisar a situação financeira e para o consumidor conhecer suas dívidas, avaliar se sua participação no mutirão é apropriada e também identificar qual o valor mensal máximo que pode pagar no acordo.

“O consumidor também pode ter acesso ao Registrato onde pode consultar relatório de empréstimos e financiamentos em seu nome. Esses passos são uma consultaria para se preparar antes do acesso à plataforma de negociação. Lá tem informações também para evitar o endividamento. O objetivo é contribuir para o equilíbrio financeiro da família”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.