NBB e CAIXA lançam evento cultural de basquete de rua que acontecerá em 3 regiões do Brasil

O NBB chegou às ruas! De mãos dadas com a CAIXA, patrocinadora máster do maior campeonato do basquete do País, a Liga Nacional de Basquete (LNB) apresenta uma novidade para o calendário da modalidade no Brasil: o NBB Trio.

O NBB Trio é movimento cultural que terá um torneio nacional de basquete de rua com 16 clubes do NBB CAIXA, que será realizado em três cidades brasileiras: São Paulo (24 e 25 de agosto), Campina Grande (7 e 8 de setembro), Brasília (21 e 22 de setembro) e novamente em São Paulo (5 de outubro).

Na disputa envolvendo os clubes do NBB CAIXA serão distribuídos mais de R$ 200 mil em premiações, a maior já vista em um evento de streetball no Brasil, além de 100% de transmissão ao vivo no YouTube do NBB e outros parceiros locais.

O evento terá sua primeira etapa nos dias 24 e 25 de agosto, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo (SP), das 9h às 17h. A entrada dos eventos será gratuita mediante cadastro no NBB ID com resgate de ingresso virtual. Outra opção de entrada é a doação de 1kg de alimento.

“É uma satisfação enorme dar mais um passo rumo à massificação do basquete. Os praticantes do basquete de rua merecem um movimento grande e estruturado que celebre essa cultura. O NBB chegou às ruas, e chegou para ficar”, disse Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete.

Quando e onde

Movimento de apelo nacional, o NBB Trio acontecerá em três regiões do Brasil: Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, entre os dias 24 de agosto e 5 de outubro.

Em São Paulo (SP), o tradicional Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, será o palco da primeira etapa do NBB Trio, nos dias 24 e 25 de agosto, das 9h às 16h.

Já em Campina Grande (PB), nos dias 7 e 8 de setembro, feriado da Independência. E por fim, a fase classificatória do NBB Trio será encerrada em Brasília (DF), nos dias 21 e 22 de setembro.

O NBB Trio será finalizado com a etapa final com as 12 melhores equipes em São Paulo novamente, no dia 5 de outubro, também no Vale do Anhangabaú.

Aberto ao público e cheio de atrações

Realizados em locais públicos de cada cidade em áreas mínimas de aproximadamente 1.000m², os eventos terão entrada gratuita mediante cadastro no NBB ID ou doação de 1kg de alimento.

Em todas as praças o NBB Trio será composto por três quadras de três contra três, sendo uma delas, a Quadra 1, destinada exclusivamente para o torneio profissional com os 16 clubes do NBB CAIXA – com direito a duas arquibancadas e painéis de LED no entorno.

Enquanto isso, as outras duas quadras serão ocupadas da seguinte forma: Quadra 2 terá um torneio amador local nas categorias Sub-16, Sub-18 e Livre, com disputas no masculino e no feminino. Já a Quadra 3 terá atividades abertas ao público, como clínicas, desafios, rachões e outras manifestações culturais.

Com DJ ditando o ritmo do evento o dia inteiro, os espaços ainda terão food trucks, banheiros e stands de marcas parceiras do NBB Trio. A programação completa está no último tópico desse texto.

Formato de disputa 

O NBB Trio reunirá 16 clubes do NBB CAIXA para uma disputa de basquete de rua no formato 3×3, seguindo as regras da FIBA. Por se tratar de um evento promocional, é válido destacar que a disputa não contará pontos no ranking da FIBA para os participantes.

Os 16 times se enfrentarão em todos contra todos ao longo das três etapas classificatórias. Ao final dessa fase, os 12 melhores colocados avançarão à etapa final, que será disputada em formato de playoffs, com oitavas de final, quartas, semifinais e final, com jogos únicos e eliminatórios. Tudo em um único dia: em 5 de outubro, em São Paulo.

A Associação Nacional de Basquete 3×3 será parceira da LNB na organização. “Parabenizamos a LNB pela iniciativa no NBB TRIO. Acreditamos que a modalidade terá mais visibilidade em âmbito nacional, fortalecendo ainda mais o movimento e, principalmente, conectando os maiores clubes de elite do Brasil com uma disciplina olímpica basquete. ANB3x3 apoia e incentiva esse grandioso projeto”, afirmou Alex Negret, presidente da ANB3x3.

Finais

Dentro dos 12 primeiros colocados, os quatro melhores vão direto às quartas de final e ficarão de stand by. Já nas oitavas, os duelos entre 5º e 12º colocados acontecerão em cruzamento olímpico (5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º, 8º x 9º). Nas quartas, os cruzamentos serão os seguintes: 1º x 8º ou 9º, 2º x 7º ou 10º, 3º x 6º ou 11º, 4º x 5º ou 12º. 

Assim como as demais etapas do mata-mata, as semifinais acontecerão em jogo único, classificando os vencedores à grande final e dando a chance dos perdedores brigarem pelo bronze na disputa pelo terceiro lugar. Já na grande final, o vencedor levará para casa o grande prêmio.

Premiação

Serão distribuídos mais de R$ 200 mil em premiações para os participantes. É importante frisar que todos os times participantes receberão, por etapa, uma ajuda de custo de R$ 1 mil, além de um valor para custeio de hospedagem e alimentação. 

As premiações para os finalistas serão as maiores já registradas em um torneio de basquete de rua no Brasil:

  • Campeões: R$ 30 mil para o trio ou quarteto
  • Vice-campeões R$ 15 mil para o trio ou quarteto
  • 3º lugar: R$ 10 mil para o trio ou quarteto
  • De 4º a 12º lugar: R$ 1 mil para cada atleta do trio ou quarteto

Clubes e atletas participantes 

O NBB Trio será formado por 16 clubes do NBB CAIXA. O critério de participação foi baseado na tabela da temporada 2023/2024 do maior campeonato do País – os 16 primeiros colocados foram convidados a participar e, nos casos de desistência, os times seguintes da ordem de colocação receberam a oportunidade.

Para definir seus elencos, os clubes têm duas opções: uma delas é indicar os próprios atletas, com uma única condição: não podem ser atletas inscritos no último NBB CAIXA. 

Para os times que não tiverem nenhum atleta para indicar, será realizado um “Draft” com os trios do ranking de elite da ANB 3×3, também seguindo a ordem de classificação da edição anterior do NBB CAIXA.

NBB Trio é cultural

Idealizado para valorizar a cultura do basquete, o NBB Trio terá suas iniciativas baseadas em três pilares desta cultura: esporte, arte e estilo.

Como parte do movimento, o NBB Trio lançará uma música composta pelo coletivo Incentivarte, do Capão Redondo, da zona sul de São Paulo (SP). Na voz de Patrícia dos Santos Pereira, Daniel Jhones e Samuel Luiz, a faixa “NBB Trio, o basquete da rua” será lançada na semana que antecede a etapa inicial, nas redes sociais do NBB e plataformas de áudio.

O evento estará sob a vigência do Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB. “É uma plataforma presente em todas as ações da LNB. O NBB trio é uma oportunidade de trazer para fora dos ginásios esse conceito e conectando diretamente com a base”, afirmou Rafael Rocha Garcia, coordenador de ESG da LNB.

DPC é o embaixador do NBB Trio

O NBB Trio será lançado com um embaixador de nome: Sidney Gabriel, o Dois Por Cento (DPC), que há anos é um dos maiores influenciadores de basquete do Brasil.

DPC será o personagem principal da campanha de lançamento do NBB Trio, com direito a participações no vídeo institucional e no clipe da música autoral do movimento. 

Além disso, o influenciador vai estrelar um mini documentário sobre sua história no basquete e na sua carreira como criador de conteúdo. O vídeo será gravado em Mauá, município da Grande São Paulo, terra natal de DPC.

E por estará presente em todas as etapas do NBB Trio, com direito a atividades interativas com o público, como clínicas e desafios em uma das quadras do NBB Trio em cada cidade.

Escolhido para conectar o público do basquete de rua ao NBB Trio, DPC é a pura representação da cultura que será exaltada no movimento, desde a paixão pelo basquete até o estilo do cabelo e da forma de se vestir.

Entre as diversas campanhas com grandes marcas que já realizou na carreira, a mais recente foi o “NBA na Estrada”, na qual viajou de motorhome por todas as franquias da NBA nos Estados Unidos ao lado do também Youtuber de basquete Caio Teixeira e da dupla do renomado Podpah, Igão e Mitico.

DPC produz conteúdo sobre basquete e freestyle há mais de 10 anos no YouTube. Atualmente, seu canal conta com mais de 2 milhões de inscritos.

“Essa soma do NBB e do basquete da rua é uma vitória. No início do meu canal minha ideia era expandir essa cultura do basquete de rua e passar isso para a molecada que estava começando. Nunca achei que isso iria chegar no NBB. Dos caras verem isso e também irem para a rua ver o que estava acontecendo, organizar uma parada legal. Essa junção da quadra com a rua sempre sairá coisas maravilhosas. Para mim é sensacional”, afirmou DPC.

Parceiros

O NBB Trio já nasceu com parcerias de muito renome para o basquete brasileiro. A CAIXA, maior apoiadora do esporte olímpico do Brasil, será a patrocinadora máster do evento cultural, assim como já acontece no NBB CAIXA.

Já a Netshoes, maior plataforma online de varejo esportivo do Brasil, será patrocinadora oficial do NBB Trio e fará ativações em variados momentos dos eventos em São Paulo, Campina Grande e Brasília, com direito a distribuição de brindes e outras atrações.

Penalty será a Bola Oficial do NBB Trio. A marca brasileira de artigos esportivos com mais de 50 anos de história oferecerá bolas para todas as etapas do movimento cultural e ainda terá exposição da marca em diversas propriedades.

O NBB Trio conta ainda com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e do Novo Anhangabaú.

Programação do NBB Trio

1ª etapa – 24 e 25 de agosto – São Paulo (SP)
Local: Vale do Anhangabaú – São Paulo (SP)
Horários: 9h às 17h

2ª etapa – 7 e 8 de setembro – Campina Grande (SP)
Local: a definir
Horários: 9h às 17h

3ª etapa – 21 e 22 de setembro – Brasília (DF)
Local: a definir
Horários: 9h às 17h

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.