No Brasil, 11 candidatos disputam uma vaga à Presidência da República
Com mandato de quatro anos, sendo permitida reeleição, o presidente da República é o chefe do Poder Executivo. A ele cabe dirigir a política interna e externa, além de nomear ministros de Estado responsáveis por coordenar a atuação do governo em áreas específicas.
De acordo com informações da Agência Brasil, o presidente da República tem uma série de prerrogativas e poderes, mas seu poder não é ilimitado ou independente de outros poderes da República.
ATRIBUIÇÕES – É atribuição do presidente sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas no Congresso Nacional, expedir decretos e regulamentos para execução dessas leis, quando for o caso. Conforme a Agência Brasil, o presidente também tem o poder de expedir medidas provisórias. Conhecidas também como MPs, elas são normas com força de lei, têm efeito imediato e não precisam passar pelo Congresso para começar a vigorar. Também é função do presidente enviar ao Congresso projetos de lei sobre os temas aos quais compete a ele decidir, como a criação de universidades federais, de cargos e funções na administração federal ou criação e extinção de ministérios, entre outros. Muitas promessas de campanha de presidentes se transformam em projetos de lei que podem virar realidade. Isso dependerá da avaliação e disposição de deputados e senadores em discutir, votar e aprovar esses projetos.
–
Nome completo: Ciro Ferreira Gomes
Data de Nascimento: 6 de novembro de 1957
Partido: PDT
Vice: Ana Paula Andrade Matos Moreira
Ciro nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, filho do cearense José Euclides Ferreira Gomes Júnior e da paulista Maria José Santos. Ele é advogado, professor universitário e político brasileiro, filiado ao PDT. Ocupou altos cargos políticos no país: foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará, o 43º prefeito de Fortaleza, o 52º governador do Ceará, ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco na implantação do Plano Real e ministro da Integração Nacional durante o projeto de transposição do rio São Francisco no governo de Lula. Seu último mandato político foi o de deputado federal entre 2007 e 2011.
******
Nome: Jair Messias Bolsonaro
Data de Nascimento: 21 de março de 1955
Partido: coligação Pelo Bem do Brasil (PP/Republicanos/PL)
Vice: Walter Souza Braga Netto
Nasceu em Glicério, no interior do estado de São Paulo, mas morou em várias outras cidades paulistas ao longo de sua infância. É militar reformado e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal. É o 38º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2019, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal. Em 1988, entrou na vida pública elegendo-se vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão. Em 1990, Bolsonaro foi eleito para a câmara baixa do Congresso Nacional, cargo para o qual foi reeleito seis vezes.
*******
Nome completo: José Maria Eymael
Data de Nascimento: 2 de novembro de 1939
Partido: DC
Vice: João Barbosa Bravo
José Maria Eymael, mais conhecido por Eymael, é um advogado, empresário e político brasileiro, fundador e atual presidente do Democracia Cristã (DC). Foi um dos constituintes da Constituição Federal de 1988. Disputou sua primeira eleição em 1982, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), quando concorreu, sem sucesso, a uma vaga na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.
Após fundar o PSDC, Eymael foi candidato à Presidência da República por cinco vezes: em 1998, em 2006, em 2010, em 2014 e 2018, percorrendo nessas campanhas todos os estados brasileiros.
*******
Nome: Kelmon Luis da Silva Souza
Data de Nascimento: 21 de outubro de 1976
Partido: PTB
Vice: Luiz Claudio Medeiros da Fonseca Gamonal
Nasceu no município de Acajutiba, no estado da Bahia, no dia 21 de outubro de 1976; tem 45 anos. Ele é líder do Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla). O candidato tem afirmado que está nessa luta para defender os valores e princípios da Direita. “A nossa vida Cristã é regida pela vontade de Deus e eu acredito nisso piamente”, disse o padre no lançamento de sua candidatura pelo PTB.
******
Nome: Leonardo Péricles Vieira Roque
Data de Nascimento: 26 de agosto de 1981
Partido: UP
Vice: Samara Martins
Nasceu em Belo Horizonte, mas cresceu na periferia de Contagem. Cursou técnico em eletrônica no Colégio Padre Eustáquio, onde era bolsista, durante o período do ensino médio. Em 2005 ingressou no curso de Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas não concluiu. É um político e ativista social brasileiro. Desde 2011 faz parte do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e atualmente, é um dos líderes nacionais do MLB. É fundador do Nacional do Unidade Popular e, a partir de 2014 passou a atuar como presidente.
*******
Nome completo: Luiz Felipe Chaves D’Avila
Data de Nascimento: 24 de agosto de 1963
Partido: Novo
Vice: Tiago Lima Mitraud de Castro Leite
Filho do engenheiro calculista Aluízio D’Avila e de Maria Christina Pacheco Chaves, é de uma família com tradição na política nacional. É administrador, cientista político, professor e escritor. É autor de livros de História e de Política. Formou-se em Administração Pública na Harvard Kennedy School e em Ciência Política na Universidade Americana de Paris. Ele fundou o Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização sem fins lucrativos e tem como objetivo buscar desenvolver líderes públicos ‘comprometidos em promover mudanças transformadoras’.
********
Nome: Luiz Inácio Lula da Silva
Data de Nascimento: 6 de outubro de 1945
Partido: Coligação Brasil da Esperança
Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV) / Solidariedade / Federação Psol Rede (Psol/Rede) / PSB / Agir / Avante / Pros
Vice: Geraldo Alckmin
É um ex-sindicalista, ex-metalúrgico e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi o 35º presidente do Brasil entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de janeiro de 2011. Em 1989 concorreu pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello. Foi candidato a presidente por outras duas vezes, em 1994 e em 1998, perdendo ambas as eleições. Venceu a eleição presidencial de 2002 no segundo turno, sendo empossado em janeiro de 2003. Na eleição de 2006, foi reeleito ao vencer no segundo turno.
*******
Nome: Simone Nassar Tebet
Data de nascimento: 22 de fevereiro de 1970
Partido: coligação Brasil para Todos – MDB / Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania) / Pode
Vice: Mara Cristina Gabrilli
Nasceu em Três Lagoas, no dia 22 de fevereiro de 1970. Ela é advogada, professora, escritora e política brasileira, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Iniciou sua carreira política em 2002, ao ser eleita deputada estadual de Mato Grosso do Sul com 25.251 votos. Atualmente, ocupa o cargo de senadora da República pelo estado de Mato Grosso do Sul e foi empossada em 1º de fevereiro de 2015. Em abril de 2018 foi escolhida líder da bancada do MDB no Senado Federal, cargo que desempenhou até janeiro de 2019. Tebet tem uma pré-campanha centrista e social liberal na chamada “terceira via”.
******
Nome: Sofia Padua Manzano
Data de Nascimento: 19 de maio de 1971
Partido: PCB
Vice: Antonio Alves da Silva Junior
Nasceu em São Paulo, no dia 19 de maio de 1971 e morou em Guarulhos na sua infância. É economista e militante comunista brasileira filiada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). É professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde 1989. Nas eleições gerais de 2014, foi candidata à vice-presidência do Brasil, concorrendo com Mauro Iasi para a presidência. É membro do Comitê Central do PCB e foi presidenta da União da Juventude Comunista (UJC).
*******
Nome: Soraya Vieira Thronicke
Data de nascimento: 1º de junho de 1973
Partido: União
Vice: Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque
Nasceu na cidade de Dourados em 1º de junho de 1973 e foi criada em Campo Grande. Ela elegeu-se como senadora pelo Mato Grosso do Sul nas eleições de 2018. É proprietária, com sua família, de uma rede de motéis no Mato Grosso do Sul. Soraya ficou conhecida por atuar em movimentos de rua desde 2013 e por ações que moveu contra políticos e empresas. A política graduou-se em Direito e em MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas p(2006). Também fez pós-graduação em Direito Tributário e em Direito de Família e Sucessões e atua nesta área.
****
Nome: Vera Lucia Pereira da Silva Salgado
Data de nascimento: 12 de setembro de 1967
Partido: PSTU
Vice: Raquel Aguiar Santos
Nascida em Pernambuco, no dia 12 de setembro de 1967, graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Inicialmente filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), deixou o partido em 1992. Vera ajudou a fundar o PSTU e se filiou ao novo partido em 1994. Foi candidata a deputada federal nas eleições de 2006 e também a prefeita de Aracaju por quatro vezes: em 2004, 2008, 2012 e 2016. Também se candidatou à presidência da República na eleição presidencial de 2018. Teve grande participação em sindicatos e chegou à diretoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.
Fonte: Wikipédia