‘No papel de liderança, pretendo inspirar e cativar’, afirma a nova presidente do Rotary Club de Toledo Centenário

O último ano foi de desafios e de superações. Na adversidade, as pessoas criam oportunidades e conquistas são alcançadas. Assim, também é o Rotary Internacional. O lema ‘Dar de si antes de pensar em si’ nunca foi tão atual. A sociedade vive constante momentos de renovações e é preciso aproveita-los para dar o melhor de si e colaborar para uma vida mais justa.

No Rotary Internacional, as renovações marcam uma gestão com projetos e serviços. Encerra-se um ciclo e marca o começo de um novo ano rotário, que corresponde ao período de julho de 2021 a junho de 2022.

No Rotary Club de Toledo Centenário, o ciclo do presidente Thiago Assakawa dos Santos – gestão 2021/2022 – foi finalizado no último sábado (25), em uma cerimônia na Casa da Amizade. Sob o lema presidencial 2022/2023, Imagine o Rotary, Gabriela Campos Hidalgo de Almeida assume a gestão.

Segundo Gabriela, a função de presidente não é fácil de ser definida. “Ela é o que? Uma posição de decisão? Uma posição de orientação? De escutar? É difícil achar um significado. Assumir o cargo de presidente de um Club de Rotary, para muitos, pode ser algo irrelevante, passageiro, para mim, não”.

Ela explica que antes de ajudar o outro é preciso ajudar a si. “Reconhecer nossos defeitos e características. Nos conhecermos de verdade. E isso é um fato. Se eu pretendo assumir um papel de liderança, eu preciso estar ciente de quem eu sou e de como eu sou”.

Gabriela salienta que se sente preparada para assumir o cargo de presidente do Rotary Club de Toledo Centenário. “Existem muitas pessoas ao meu redor com experiência, com diferentes formas de pensamentos, com diferentes idades, diferentes ideias e sentimentos. Uma liderança não é feita para si, ela é composta por pessoas ao seu redor. Nada é feito sozinho”.

Ela enfatiza que a posição de presidente, apesar de complicada, também pode ser simples. “A minha função será escutar para decidir. Entender para compreender. Agregar para liderar. No papel de liderança, pretendo inspirar e cativar. Ouvindo, entendendo e demonstrando para todos os membros e interessados o que nós somos, quem somos e o que fazemos. O Rotary deve servir de exemplo como comunidade. Essa é a minha função e dos companheiros”.

CONFIANÇA – Em seu discurso de fim de gestão, o presidente Thiago Assakawa dos Santos – gestão 2021-2022 – agradeceu ao Rotary Club de Toledo Centenário pode ter depositado confiança nele. “Uma missão que por mais que nos sentimos confiantes, preparados, não é nada fácil. Um ano atípico. Uma gestão que iniciou com reunião online em meio a pandemia. Nós tivemos que nos reinventar para continuar a exercer o espírito do Rotary, porque apenas nós que fazemos parte desta rede global, sabemos do impacto que causamos, como líderes que somos em nossas comunidades e o mais importante, em nós mesmos”.

Conforme Thiago, cada companheiro ao ingressar no Rotary, já sabe onde focar e no que é preciso agir. “O que deve ser feito na comunidade. Está no espírito do rotariano. Toda a atividade do Rotary nasce da visão, da acumulação da ação e da vontade dos seus membros e é nos clubes que ela se concretiza, quer seja pelas simples contribuições de cada um, quer seja através dos projetos do Rotary, das suas Fundações e áreas em enfoque”.

RECONHECIMENTO – A solenidade teve o reconhecimento de companheiros que participaram das reuniões com 100% de presença; a nomeação do novo conselho diretor do Club e o companheiro Roberval Berwian recebeu o título Paul Harris pelo trabalho desenvolvido no Centenário. A cerimônia também marcou o fim da gincana interna. O companheiro Márcio Pimentel pela terceira vez é o vencedor e ele foi presenteado com o título Paul Harris. Ele agradeceu a premiação, porém decidiu repassá-la para a presidente Gabriela.

Márcio Pimentel ainda apadrinhou a nova companheira Larissa Ribeiro da Silva. Segundo ela, “o principal motivo que me levou a integrar o Rotary é saber que podemos desenvolver projetos que possam amenizar as problemáticas da sociedade em que vivemos. Estamos passando por uma pandemia, que terá muitos resquícios e a vontade de ajudar a criar novas formas de continuar a caminhada e o que me motiva”, afirma a nova companheira.

Larissa acrescenta que conviver em grupo e fazer novas amizades é algo fascinante para ela. “A troca de experiências é algo que não tem preço, e sim, valor. São valores que podemos compartilhar no grupo em prol da sociedade”. O evento teve homenagens e um jantar de confraternização foi servido.

SONHOS EM REALIDADE

Além do Rotary Club de Toledo Centenário ser presidido por uma mulher neste ano rotário, o Distrito 4640 terá como governadora Anne Cristina Gomes da Silva Cavali. A posse será no dia 2 de julho, em Pato Branco. Rotariana há 12 anos, a pato-branquense Anne vai percorrer os 104 clubes de Rotary durante a sua gestão. Já a presidente eleita do Rotary International, Jennifer Jones, entrará para história nesta sexta-feira (1º de julho) ao tornar-se a primeira mulher presidente da entidade. Ela deseja que os associados imaginem as possibilidades de mudança que podem fazer para transformar o mundo.

Jennifer, sócia do Rotary Club de Windsor-Roseland, Ontário, Canadá, estimular as pessoas a sonhar alto e aproveitar as suas conexões e o poder do Rotary para transformar esses sonhos em realidade. “Imaginem um mundo que merece o nosso melhor, onde acordamos todos os dias sabendo que podemos fazer a diferença”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.