“No trânsito, escolha a vida” é tema do Movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2023, o Movimento comemora dez anos. Ministérios do Transportes e das Cidades trazem como tema central: “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022.

A cada acidente de trânsito é lamentável saber que vidas foram ceifadas e, que muitas vezes, a fatalidade poderia ter sido evitada. Tudo acontece em um piscar de olhos, no entanto, as sequelas e marcas deixadas são eternas. Só quem perdeu filhos, pais, irmãos ou amigos em um acidente de trânsito pode mensurar o sofrimento e a dor.

De janeiro a abril de 2023, em Toledo, o sistema B.I. do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu) da Polícia Militar registrou quatro óbitos no local do acidente de trânsito. No ano passado, o número foi menor e o Boletim mostrou um óbito no local no mesmo período. Em 2021, foram quatro óbitos no local; em 2020 três óbitos no local e dois óbitos posterior; em 2019 dois óbitos no local; em 2018 três óbitos no local e dois óbitos no local e um óbito posterior em 2017.

Em contato com a Guarda Municipal de Toledo, que realiza um trabalho de pesquisa junto aos demais órgãos, a contabilização pode fechar em sete óbitos nos quatro primeiros meses deste ano. Os dados serão finalizados nos próximos dias.

De acordo com o capitão PM Jimmy Cajuhy Carlesso, comandante da 1ª Cia do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o óbito posterior é, para os padrões do óbito ocorrido no trajeto entre o local de acidente e o hospital (óbito ocorrido na ambulância). “Muitos óbitos posteriores deixam de ser contabilizados neste sistema”.

O capitão Cajuhy explica que a quantidade de vidas ceifadas no trânsito é preocupante. “Os números indicam o comportamento e o reflexo da sociedade. Eles demonstram os níveis de educação e do respeito com o próximo nos quatro primeiros meses deste ano”.

O comandante da 1ª Cia ainda pondera que alguns condutores trafegam nas vias com imprudência ou até mesmo sem falta de cuidado. “A PM está intensificando as fiscalizações, a quantidade de bloqueios e as campanhas educativas”, menciona Cajuhy ao complementar que a principal preocupação da corporação é a relação do consumo de álcool com a direção e o uso do celular. “Um exemplo que apresento em minhas palestras é a tentativa de dirigir o carro com olhos fechados por cinco segundos; assim é dirigir sob o efeito de álcool”.

Segundo o capitão, esse cenário precisa mudar no trânsito e diversos órgãos colaboram com as forças de segurança, entre eles, a Prefeitura de Toledo. “O Poder Público colabora com a sinalização na via, entre outras ações para tornar o trânsito mais seguro”.

MOBILIZAR A SOCIEDADE – Neste contexto, o Movimento Maio Amarelo auxilia para os municípios terem um trânsito mais seguro. Conforme o coordenador de Educação para o Trânsito Valdemir Domingues Fernandes Ladeia, o movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.

Ladeia enfatiza que os principais objetivos da programação do Movimento Maio Amarelo são colocar em pauta o tema trânsito para a sociedade e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. A cada ano, durante o mês de maio, se traz um tema para reflexão. “Nestes dez anos, muitas foram as mensagens, o que elas possuem em comum é lembrar sempre que o acidente de trânsito é um grande problema social, mas a solução está em cada um de nós. E nesse ano, o verbo escolher é o foco principal”, destaca o coordenador de Educação para o Trânsito.

PROGRAMAÇÃO – O Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, através da Coordenação de Educação para o trânsito, está à frente da Programação do Maio Amarelo.

Diversas ações serão promovidas em Toledo. Entre elas, a Liga de Medicina Legal e Patologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, estará colaborando. O grupo desenvolverá ações com os servidores voltadas à segurança e os cuidados com a saúde do motorista no decorrer deste mês.

Além disso, a Secretaria de Saúde através da coordenação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino – Saúde (Coapes), também estará desenvolvendo ações relacionadas à saúde dos condutores de forma geral, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e uma ação no Paço Municipal em datas ainda a definir.

CRONOGRAMA DE AÇÕES 2023

DATAHORARIOEVENTOLOCAL
02/05/2309h00 13h30Palestra Educativa Programa EducatrânsitoEscola Olivo Beal
04/05/2309h00 13h30Palestra Educativa Programa EducatrânsitoEscola Reinaldo Arrosi
05/05/2301h20 11h50 12h20 12h50Palestras Educativas de conscientização para “Os Riscos e Perigos no Trânsito”Cooperativa Agroindustrial Consolata – Copacol
06/05/2309h00Abertura oficial das atividades referente ao mês de maio, com Blitz Educativa para entrega do material da campanhaPraça Willy Barth / Centro
10/05/2309h00 19h00Palestras Educativas de conscientização para “acidentes de trajeto”HGU Hospital Geral Unimed
11/05/2315h00 19h30Palestras Educativas de conscientização para “acidentes de trajeto”HGU Hospital Geral Unimed
13/05/2309h00Blitz EducativaRua 1º de Maio / Vila Pioneira
20/05/2309h00Blitz EducativaAv Sen. Atilio Fontana/ Panorama
23/05/2309h00 13h30Palestras Educativas Programa EducatrânsitoEscola Henrique Brod
27/05/2309h00Blitz EducativaAv Ministro Cirne Lima / Coopagro
30/05/2309h00 13h30Palestras Educativas Programa EducatrânsitoEscola São Francisco

POR QUE MAIO? – Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

POR QUE AMARELO? – O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.