Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná e em Toledo
Estimated reading time: 4 minutos
Geralmente, antes de o bebê nascer ele já recebe um nome dos pais. Existem aqueles que ficam na dúvida e decidem apenas no ato do registro de nascimento; outros já têm o nome escolhido faz tempo. A escolha pode homenagear um ente querido; um ídolo; ter um significado religioso, indígena ou da mitologia grega. Ele pode ser considerado estranho e difícil de pronunciar. Seja qual for, é o nome ou apelido que identifica a pessoa.
Segundo o levantamento da base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país – que reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o Brasil – em 2024, no município de Toledo, o nome masculino mais registrado foi Miguel (com 36 registros) e em segundo foi o nome feminino Helena (com 34 registros).
Em relação ao Estado apena inverteu a ordem: Helena desbancou Miguel, líder nos últimos cinco anos, e se tornou o nome mais registrado no Paraná em 2024. Após cinco anos em segundo lugar, um nome feminino foi o mais escolhido pelos pais para registrar o nome de seus filhos no Paraná. Com 1852 registros, Helena se tornou a preferência nacional em 2024.
A escolha de Helena como preferência estadual coroa um crescimento que vem se sustentando ano a ano no Ranking Nacional de nomes. O nome, que era preferência nacional na década de 50, já batizou mais de 34 mil paranaenses ao longo da história.
Depois de Helena, estão na lista de preferência nacional entre os recém-nascidos do sexo feminino: Cecilia (1526 registros), Alice (1235 registros) e Laura (1127 registros). A tendência se mantém entre os homens, onde Miguel (1752 registros) segue como a preferência estadual, seguido por Arthur (1155 registros), Davi (1145 registros) e Gael (1102 registros).
Nomes curtos – os nomes mais registrados no Paraná e em Toledo
O Ranking dos nomes mais registrados no Paraná reforça ainda a preferência estadual por nomes curtos e de fácil pronúncia, como Gael, Ravi, Theo, Noah e Maite, em uma busca crescente por simplicidade, sonoridade e conexão global, Mesclando a tradição, com a utilização de nomenclaturas bíblicas, e originalidade, com grande influência das atuais personalidades do mundo digital.
Tradição e modernidade nos nomes mais registrados no Paraná e em Toledo
Segundo o presidente da Arpen/PR, Cesar Augusto Machado de Melo, os registros refletem tendências culturais e influências digitais, mas também preservam a simplicidade e a sonoridade, características valorizadas pelas famílias. “A preferência por nomes como Helena e Miguel demonstra como a sociedade paranaense consegue mesclar a tradição e a modernidade na escolha dos nomes de seus filhos, mantendo as histórias de seus antepassados. Os cartórios de registro civil têm um papel essencial como guardiões dessa memória, acompanhando de perto as mudanças de hábitos e a formação da identidade de cada geração, estando presentes na vida de cada um”, declara.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria
Ranking Nacional dos dez nomes mais registrados em 2024 no Paraná:
1 – Helena – 1852 registros
2 – Miguel – 1752 registros
3 – Cecilia – 1526 registros
4 – Alice – 1235 registros
5 – Arthur – 1155 registros
6 – Davi – 1145 registros
7 – Laura – 1127 registros
8 – Gael – 1102 registros
9 – Heitor – 1048 registros
10 – Ravi – 1021 registros
Ranking dos dez nomes mais registrados em 2024 no município de Toledo:
1 – Miguel – 36 registros
2 – Helena – 34 registros
3 – Cecilia – 26 registros
4 – Theo – 24 registros
5 – Ravi – 23 registros
6 – Laura – 21 registros
7 – Antonella – 21 registros
8 – Pedro – 19 registros
9 – Joaquim – 18 registros
10 – Aurora – 18 registros