NRE de Toledo entrega certificados para colégios destaques no Ideb 2021

O Paraná obteve a maior média do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 ao alcançar 4,6. Para a realização do indicador são consideradas as taxas de aprovação escolar e as médias dos estudantes em português e matemática. Um dos objetivos do índice é avaliar a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhorar o ensino público. O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo é destaque no Paraná e, na tarde de quinta-feira (8), a equipe do Núcleo entregou os certificados para os colégios na categoria Diamante Ideb 2021.

A nota alcançada no Ideb é um dado importante e comprova a insistência em buscar os estudantes para estarem em aula, em utilizar as plataformas e os recursos disponíveis. Estratégias importantes para que o estudante efetivamente aprenda e incorpore o conhecimento.

Gestores, professores, servidores e estudantes das escolas do NRE de Toledo percorreram um caminho para ‘colher’ os resultados almejados: a maior média do Estado. Cada escola na realidade em que está inserida desenvolveu as estratégias necessárias para que os estudantes pudessem aprender cada vez mais, ter expectativas em relação ao futuro e acreditar que podem realizar.

Segundo o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo José Carlos Guimarães, o Ideb foi realizado em 2021 no período da pandemia da Covid-19. “Este ano foi uma retomada ao ensino presencial e está sendo um trabalho exaustivo para as equipes. A nível de Estado, o Núcleo tem o melhor índice. É a melhor média do Paraná. Isso devido ‘o olhar’ da Secretaria de Educação do Estado logo no começo da pandemia, pois investimentos em tecnologia, aulas on-line, meet, entre outras ferramentas foram realizadas pelo Governo. O Paraná não deixou os alunos sem aula”.

Na ocasião, Guimarães complementou que as escolas entenderam aquele momento e buscaram se adequar a ele. “As equipes de trabalho reaprenderam ou aprenderam com tecnologia e isso trouxe o resultado positivo”. Para as escolas que chegaram ao topo com o resultado de 2021, o objetivo é manter essa conquista. “É gratificante saber que o Núcleo Regional de Educação de Toledo tem a melhor educação do Brasil. Agora a responsabilidade e o compromisso será em manter o resultado conquistado por cada colégio. Nós precisamos fazer com que os níveis de aprendizagem continuem melhorando, porém ainda existem desafios no futuro”.

Um dos desafios é a evasão escolar. Guimarães ponderou que essa é uma luta diária realizada por cada equipe. “Por qualquer motivo, o aluno evade da sala de aula e o nosso papel é resgatá-lo. Trabalhamos para que a escola seja um ambiente agradável, assim conseguimos manter o aluno motivado”.

TRABALHO EM CONJUNTO – O diretor do Colégio Estadual Cívico Militar Novo Horizonte Sadi Nunes destacou o trabalho realizado pelas equipes pedagógica e direção com os estudantes e as famílias. “Mesmo diante da pandemia da Covid-19, nós conseguimos manter o nosso ensino ou até mesmo avançar”.

O diretor do Colégio Estadual do Campo Teotônio Vilela Neuri Celso Weide também agradeceu a equipe de trabalho e as famílias, assim como as parcerias estabelecidas na cidade e com o Núcleo. “Cabe ressaltar que somos uma escola pequena e o nosso Ideb vem em uma constante. Obrigado pelas parcerias para manter a educação como um todo”.

O vereador Marcelo Marques também participou da solenidade e se sente contente em representar o Poder Legislativo de Toledo. “É uma alegria acompanhar a busca da evolução na educação. A educação é a ferramenta transformadora da realidade. É preciso buscar a evolução e a excelência para evoluir. Assim todos terão melhor condição de vida e de felicidade”.

Já a secretária de Educação de São José das Palmeiras Reginéia da Silva representou os demais secretários do NRE de Toledo e destacou o resultado positivo no Ideb conquistado por cada Colégio. “Ele traduz o esforço diário de uma equipe de profissionais com os professores e as famílias”.

Quem também participou da solenidade foi o prefeito de Toledo Beto Lunitti. Ele salientou a necessidade da construção de ‘saberes’ em cada município que faz parte do Núcleo. “Para os prefeitos da região Oeste, a educação deve ser observada como um processo de encantamento e pode ser uma ferramenta ao desenvolvimento socioeconômico. Por isso, a importância em criar políticas públicas territoriais para a inclusão das crianças”.

Na ocasião, Beto Lunitti mencionou que os índices econômicos são fundamentais, mas ele sonha que o Brasil possa ter o índice para medir a felicidade de um povo. “Onde tem felicidade, tem prosperidade. É assim que mudamos e avançamos. Juntos avançaremos para a solução dos problemas do país”.

PARA COMPREENDER – Na solenidade, as escolas classificadas nas melhores posições do Ideb do NRE de Toledo e no Estado do Paraná, na categoria Diamante receberam os certificados.

Cívico Militar Antonio José Reis, Senador Atilio Fontana, Ayrton Senna da Silva, Presidente Castelo Branco (Premen), Dario Vellozo, Francisco Galdino de Lima, Jardim Gisele, Jardim Porto Alegre, Luiz Augusto Moraes Rego, Cívico Militar Novo Horizonte, do Campo Novo Sarandi e Dom Germano Rhoden são alguns dos colégios estaduais que receberam os certificados do NRE de Toledo.

As escolas foram contempladas pelos seguintes requisitos:

– Maior Ideb no Ensino Fundamental Anos Finais;

– Maior Ideb no Ensino Médio;

– Maior avanço do Ideb no Ensino Fundamental Anos Finais;

– Maior avanço do Ideb no Ensino Médio.

Além disso, a premiação foi dividida em duas categorias: Diamante Estado e Diamante NRE. As duas categorias possuem duas subcategorias por índice socioeconômico.

Na categoria Diamante Estado participaram somente escolas acima de 600 estudantes, foram premiadas as 50 maiores médias do Ideb e 50 melhores avanços do Ideb 2021.

Na categoria Diamante NRE participaram as escolas de cada NRE, concorrendo entre elas e foram premiadas as cinco maiores médias do Ideb e os cinco melhores avanços no Ideb. Foram considerados apenas avanços acima de 0,3 e não foram consideradas escolas ativas sem Ideb em 2019.

Por sua vez, a classificação do índice socioeconômico considerou o indicador de nível socioeconômico das escolas de Educação Básica 2019. Sendo assim, as escolas concorrem entre as escolas do mesmo nível socioeconômico e por isso, é possível existir dois 1º lugares, dois 2º lugares, e assim por diante, com médias iguais ou diferentes, pois além da nota outros índices são considerados para classificação.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.