Numape realiza Campanha do Laço Branco com homens na Unioeste de Toledo

Estimated reading time: 4 minutos

Na sexta-feira (6), o Núcleo Maria da Penha (Numape) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo realizou a campanha “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, que é simbolizada por um laço branco. O objetivo da campanha foi conscientizar e incentivar os homens na luta pelo fim da violência contra a mulher. Foram 36 homens, entre eles estudantes e trabalhadores de diversos setores do campus, que aceitaram e receberam o laço branco como símbolo dessa luta.

A ação é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), e também foi realizada em outras instituições do município por suas respectivas equipes. A campanha faz parte das atividades dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que começou no dia 20 de novembro e encerrou na quarta-feira (11) com a visita e panfletagem na Embaixada Solidária. Desde então, já foram realizados seminários, capacitação, reuniões, entrevistas nas mídias locais, publicações informativas diárias em rede social e a atividade principal foi a palestra “Mulheres conectadas: crimes cibernéticos e medidas de proteção”, ocorrida no dia 27 de novembro na Unioeste.

A assistente social do Numape, Ana Carolina de Paula, é uma das profissionais do Núcleo que esteve presente e atuou nas diversas ações dos 21 dias. Para ela, a dedicação conjunta da equipe é o que fez a diferença para a participação com sucesso em cada evento ao longo da campanha no município.

“Esperamos que cada ação como esta se estenda ao longo do ano e ultrapasse os muros da universidade, ao encontro de uma sociedade mais justa e equitativa para as mulheres. Que estes espaços possam oportunizar reflexões com diferentes públicos em linguagem de acesso a todos e todas”, destaca Ana.

Como sinal de engajamento, o chefe da Seção de Informática da Unioeste de Toledo, Élio de Assis Diniz, parabenizou o Numape pela campanha do Laço Branco. Para ele, “Trata-se de um momento muito importante, que mostra que o combate à violência contra a mulher é um compromisso de todos, mas principalmente dos homens, que devem atuar de forma ativa nesse movimento”.

Ruan Pedro Monteiro, também da seção de informática da Unioeste de Toledo, complementa que os homens devem respeito às mulheres, primeiramente, porque são gerados no ventre de uma mulher. “O número de casos de violência contra a mulher é absurdo e revoltante. Devemos ficar atentos aos sinais e denunciar. O que não podemos fazer é ficar sem fazer nada e deixar que mais mulheres passem por violência”, ressalta Ruan.

O Numape oferece apoio sociojurídico gratuito às mulheres vítimas de violência doméstica ou intrafamiliar na região da Comarca de Toledo, além de orientações a qualquer mulher sobre a Lei Maria da Penha, programas sociais e sobre as formas de encaminhamento aos serviços da rede municipal de atendimento e proteção às mulheres.

O horário de atendimento do Numape é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30. Contato telefônico e WhatsApp pelo número (45) 3379-4099. Anexo à Unioeste de Toledo, sala 207A, bloco B3.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.