O agro não para! Milho já começa a ser cultivado em Toledo
As primeiras sacas de soja já estão chegando aos armazéns em Toledo. A colheita da safra 2023/2024 ganhou forte ritmo neste começo de ano com os agricultores esperando boas produtividades. E a ordem é não perder tempo.
Em uma das áreas do produtor rural Décio Carraro, a colheitadeira recolhe os últimos grãos de soja e, logo em seguida, o trator já traz as primeiras sementes de milho. Embora entenda que o milho cultivado em fevereiro tem possibilidades de produzir mais, o agricultor aposta neste plantio mais cedo. “Cada ano é uma história diferente e estamos acreditando no plantio mais cedo. Se o tempo ‘trabalhar’ bem, vamos ter uma produção”, comenta.
Ao som do trator, Carraro diz que a colheita e plantio são momentos de felicidade. “A alegria é grande. Não vemos a hora da chegada da colheita e depois a chegada do plantio. Quando está próximo desses dois momentos, todo agricultor fica muito ansioso. Afinal, é um investimento alto que é feito em cada safra. Todo nosso sonho está aí e temos uma fé de produzir bem e ter uma remuneração por isso”, destaca o produtor rural que também é membro da diretoria do Sindicato Rural de Toledo.
Na propriedade rural de Carraro, o trabalho acontece com base nos princípios da sucessão familiar, que é muito incentivada pelo Sindicato Rural Patronal. Por isso mesmo, quem conduz o trator com as sementes de milho é o filho do agricultor. “Eu acredito que o agronegócio é um bom negócio se a pessoa tem espírito de trabalho e vontade de fazer. É um privilégio conseguir segurar o filho na agricultura”, comemora.
TOLEDO