“O muay thai mudou a vida do meu filho”, diz a mãe de jovem salvo pelo esporte

A arte marcial tem transformado a vida de Erick Henrique Roberto Souza de Oliveira, dono de um sorriso encantador e de uma linda história. Uma história de superação, resiliência e a prova que a arte marcial pode ir além de uma modalidade esportiva.

Com 14 anos, Erick é lutador de muay thai. Quando ele nasceu foi diagnosticado com a síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). Uma doença congênita em que há uma conexão elétrica adicional entre os átrios e os ventrículos. Quem é portador dessa doença pode ter episódio de batimento cardíaco extremamente acelerado.

Erick superou a limitação do seu organismo e participou do 5º Evento Internacional de Kung Fu Gold Team, em Santa Helena. Na ocasião, o lutador superou o seu oponente o mestre Sérgio Monstro e consagrou-se campeão.

Erick fez uma luta casada e se esforçou o máximo para conquistar esse bom resultado. O atleta afirma que a luta é a sua arte. “Esse é o meu dom! Eu me esforcei para conseguir essa luta e para superar o meu oponente. A luta é algo boa para mim”.

O garoto treina há um ano e meio. “Em Santa Helena, eu conquistei o cinturão e esse é o resultado de muita dedicação e continuarei me esforçando, porque pretendo entrar no ringue para um próximo compromisso. Quero buscar novos resultados positivos para Toledo”.

Erick salienta que o muay thai é semelhante a um jogo de xadrez. “É preciso manter o foco e ter um raciocínio rápido”, afirma o lutador ao complementar que a sua vida era um pouco difícil antes de praticar esporte. “Conhecer essa modalidade mudou a minha vida. Estou feliz! Espero lutar mais vezes e conquistar mais vitórias”.

Na oportunidade, Erick agradece ao seu mestre Sérgio Monstro. “Foi uma honra lutar com ele. Eu entrei no ringue um pouco nervoso, mas consegui focar e encaixar os golpes. Eu ganhei esse cinturão, porque eu mereci. Eu treinei muito”, recorda o campeão.

CAMPEÃO – Sérgio Monstro é responsável pelo treino de Erick. “Ele é um garoto dedicado. De todas as lutas, a do Erick comoveu todo o público do ginásio, em Santa Helena. Todas as pessoas o aplaudiram de pé. O público torcia para que ele me vencesse e assim foi concretizado”.

Ele pondera que Erick é o campeão da academia Red Lions. “Estou muito feliz por esse atleta estar conosco. Lembro que ao conhecer a história de Erick tive a certeza que poderia fazer a diferença na vida dele”, menciona Sérgio ao acrescentar que muitas academias fecharam a porta para Erick e hoje ele é um campeão. “Ele faz a nossa felicidade na academia e treina bastante. O lutador permaneceu em pé nos três rounds até que um golpe dele encaixou em mim e ele me venceu”.

O lutador Erick superou o mestre Sérgio Monstro no ringue – Foto: Divulgação

O professor Tiago Pereira Pires, mais conhecido como Piu Tattoo, foi quem começou os treinos de Erick ainda no Centro da Juventude. Ele concorda com o Sérgio Monstro sobre o garoto ser focado. “Ele treina firme. É um aluno que começou a pouco tempo no muay thai, conseguiu se manter calmo no ringue e conquistar esse excelente resultado”.

A MUDANÇA – Solange Roberto é mãe de Erick e ela conta que o muay thai mudou a vida de seu filho. “Ele não tinha sensibilidade e tinha pouco equilíbrio. Ao começar a treinar com o professor Piu e com Sérgio Monstro, ele melhorou muito. Esse esporte melhorou em 100% a vida de meu filho”.

Solange complementa que o esporte na vida de seu filho é fundamental, tanto para a vida pessoal, como na saúde. “O professor Piu e o mestre Sérgio deram todo o apoio para ele. Sérgio abriu as portas da academia e mudou completamente a vida do Erick”, destaca a mãe Solange.

Quem também estava emocionado com o resultado do filho é o pai de Erick, o Jailson Souza de Oliveira. Ele conta que após acompanhar a luta do seu filho passou a assistir outras competições. “Eu gostei muito de ver o meu filho lutar e vencer. Eu passei a ‘olhar’ a arte marcial de uma maneira diferente. O muay thai faz a diferença na vida de muitas pessoas e, principalmente, do meu filho. Todas as pessoas envolvidas na competição merecem o nosso respeito e gostaria de parabenizar a todas”.

Muay Thai de Toledo conquista bons resultados em Santa Helena

Durante a semana, os lutadores, técnico e familiares visitaram o JORNAL DO OESTE – Foto: Graciela Souza

Os lutadores de muay thai da academia Red Lions de Toledo participaram do 5º Evento Internacional de Kung Fu Gold Team, em Santa Helena. Ao todo 40 escolas, tanto do Brasil quanto do exterior, participaram do evento, disputaram e concorreram a troféus e medalhas. A competição aconteceu nos dias 11 e 12 de março. De Toledo, quatro lutadores representaram o município.

Segundo o professor Tiago Pereira Pires, mais conhecido como Piu Tattoo, todos os atletas competiram na categoria K1. A categoria é por peso e por idade. “O desempenho de cada participante foi ótimo; por um detalhe não conseguimos um aproveitamento de 100%”.

AJUSTE – Na semana, os técnicos ajustaram cada treino e buscaram melhorar as falhas dos atletas. “Nos eventos, a equipe consegue adquirir mais experiência, diagnosticar cada falha e melhorar os pontos fortes”, aponta Piu ao citar que a principal falha de cada lutador ainda é o nervosismo. “Os atletas treinam muito. No dia da luta, antes de entrar no ringue, eles ficam nervosos. Por isso, é importante a presença de um técnico”.

O técnico Piu comenta que o nervosismo faz com que o atleta não ouça ou observe ninguém. “Em um detalhe, a pessoa pode perder a luta, no entanto, compreendo o nervosismo de cada uma”.

Ele destaca que a academia é um laboratório, ou seja, as experiências são realizadas e novas formas de lutar são criadas. “É preciso compreender que cada atleta tem a sua identidade. O lutador que cumpre com o seu treino em 100%, certamente fará 80% em seu compromisso no ringue”.

De maneira geral, Piu avalia que o evento em Santa Helena foi positivo. “Todo o grupo está ansioso para o próximo compromisso. Enquanto isso, o nosso foco é o treino”.

DESAFIO – Na ocasião, o técnico Piu explica que a primeira batalha de um atleta de muay thai é a balança. “Se não atingir o peso, o seu adversário não precisa aceitar a luta, pois pode criar uma injustiça. As regras foram feitas para serem seguidas. Isso é uma falta de respeito e o adversário precisa ser também responsável e buscar bater o seu peso”.

O professor acrescenta que o nervosismo movimento o jogo inteiro. “Por isso, o treino é tão importante, pois ele torna o lutador confiante. Ganha quem treina mais”. Na oportunidade, Piu relata que os atletas de Toledo são destaques nos Jogos Abertos do Paraná. “Nós somos a equipe campeã no geral e sempre temos um aproveitamento positivo nesta competição”.

AVALIAÇÃO – O lutador Lucca Rafael Brinker Motta participou da competição em Santa Helena. “Já lutei em oito ou nove competições. Nessas lutas, eu adquiri experiências. O meu principal desafio é ‘bater’ o peso. Após essa situação, é mais tranquilo”.

Contudo, Lucca pondera que no primeiro round não teve um desempenho desejado. “Busquei o foco e consegui dar ritmo e fazer a minha luta. No segundo round, após ter dialogado com os meus técnicos, retornei mais confiante e apliquei golpes em diversos locais do corpo e venci o meu adversário”.

Já o lutador, Roberto da Silva, participou de uma luta internacional e competiu com um atleta do Paraguai. “Eu estava bem no ringue, no entanto, conectei um bom golpe. Esqueci de manter a guarda e um momento de guarda baixa acabei sendo nocauteado. Mas, a luta foi boa. Agora é verificar cada erro ocorrido e acertá-lo. Às vezes, são pequenos detalhes que fazem a diferença”, conclui Silva.

COMPROMISSO O maior evento de muay thai da região, o Circuito Cascavel Thai Force acontece neste sábado (18). A competição contará com lutas nas categorias feminino e masculino. O Circuito será realizado no Ginásio de Esportes Francisco Pian, localizado na rua Castro 978, no bairro São Cristóvão, em Cascavel. Lutadores da Academia Red Lions de Toledo participam dessa competição e representam o município. Os técnicos estão confiantes para os resultados. O professor Piu destaca que os lutadores treinaram muito durante a última semana e estão confiantes na conquista de resultados

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.